No dia 15 de março, às 21h, vai decorrer, na Torre dos Clérigos, um espetáculo gratuito único que assinala o regresso da iniciativa multimédia “Spiritus” e do ciclo “Clérigos Immersive Concerts: Spiritus of Classical Music”.
Desenvolvido conjuntamente pela Irmandade dos Clérigos e pelo ateliê OCUBO, e promovido pela plataforma online de espetáculos multimédia Portugal Agenda, o espetáculo ao ar livre pretende proporcionar à cidade um momento de contemplação e deslumbramento num dos maiores símbolos da Invicta, a partir do imaginário de “Spiritus”, o primeiro espetáculo multimédia da Igreja dos Clérigos, concebido com o objetivo de criar uma vivência inédita do monumento.
A arquitetura da Torre dos Clérigos vai ganhar vida com um espetáculo de video mapping, acompanhado por uma arrebatadora exibição de dança aérea vertical de Chloé Apfel ao longo dos mais de 75 metros de altura do monumento. Junto à Torre, a soprano Fabiana Pereira Magalhães e o violinista Rogério Monteiro, juntamente com as interpretações dos organistas Rui Soares e Fernando Cruz, conduzirão toda a experiência com melodias como Vocalise (Wojciech Kilar), Chevaliers De Sangreal (Hans Zimmer) ou Beethoven’s 5 Secrets (OneRepublic – The Piano Guys).
Livremente inspirado no poema “Afinal, a Melhor Maneira de Viajar é Sentir” de Álvaro de Campos, o “Spiritus” é um espetáculo totalmente imersivo que combina luz, som, arquitetura e poesia para dar vida à arquitetura barroca da Igreja dos Clérigos, transportando o espectador numa viagem abstrata, emotiva e multissensorial ao centro de si mesmo. Em 2023, consagrou a Igreja dos Clérigos como “Local Mais Notável” do mundo pelos Remarkable Venue Awards e deu origem a um ciclo de concertos imersivos, onde à projeção multimédia se soma a tocante interpretação ao vivo de melodias clássicas.
O regresso de Spiritus para uma terceira edição está marcado para dia 16 de março, às 18h.