Os locais da votação abrem às 8h00 e encerram às 19h00. A inscrição no recenseamento é automática para todos os cidadãos portugueses residentes maiores de 17 anos.
Muitos cidadãos não sabem onde exercer o seu direito de voto, pelo que para ajudar o Portal do Eleitor apresenta duas opções: mensagem de texto ou através da internet.
Os eleitores podem enviar uma mensagem de texto para o número 3838, com: RE (espaço) nº de BI/CC (espaço) e data de nascimento (nos moldes AAAAMMDD).
Já os cidadãos que estejam no estrangeiro, podem enviar um SMS para +351962171000 no mesmo sistema: RE (espaço) nº de BI/CC (espaço) e data de nascimento (nos moldes AAAAMMDD).
Se preferir recorrer à internet só precisa de aceder ao site do Recenseamento.
Aqui vai ter de fornecer o número de identificação, seja BI ou CC, e a data de nascimento (também em AAAAMMDD). Depois vai identificá-lo, conforme os dados inseridos, a freguesia de voto e o local e secção de voto.
Mas ainda há uma terceira opção: pode consultar o edital afixado na sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal.
De acordo a Comissão Nacional de Eleições, “os editais indicam também o número de eleitores inscritos”.
Além disso, “pode, também, conhecer o local de voto através da sua Junta de Freguesia, aberta para esse efeito no dia da eleição, para além de outras formas de acesso à referida informação disponibilizadas pela administração eleitoral”, explica a Comissão Nacional de Eleições.
Para poder votar, não se esqueça de levar o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
Se não tiver nenhum destes documentos de identificação pode utilizar um documento com uma fotografia atualizada, como passaporte ou carta de condução.