Partilhar

Estudo diz que 0,05% dos utentes com rastreio negativo tiveram cancro nos 2 anos seguintes

Um estudo-piloto realizado na região Norte, entre 2018 e 2021, concluiu que 0,05% dos testes negativos identificados no rastreio do cancro colorretal foram diagnosticados com cancro nos 24 meses seguintes, o equivalente a 134 casos.

11 Março 2024
Forever Young

Os resultados do estudo foram divulgados por Cristina Portugal, do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A probabilidade de quem adere a um rastreio e tem um teste positivo é de 3,1% e o risco de uma pessoa que, mesmo fazendo o seu rastreio de base populacional, tem de vir a ter um cancro do cólon e reto é 0,05%”, disse Cristina Portugal, ressalvando que “é uma análise limitada”.

O estudo decorreu na região Norte, por ter “a maior expressão em termos de atividade do rastreio do cancro do cólon e reto”, e analisou os dados da atividade do rastreio nesta região entre 2018 e 2021 com informação sobre todas as pessoas convidadas que aderiram ou não aderiram ao exame.

Estes dados foram cruzados com a informação do Registo Oncológico Nacional (RON) de “uma forma não automática” sobre os diagnósticos de cancro do cólon e reto processados neste período de tempo e com a indicação se tinham feito ou não o rastreio.

Neste período, foram enviados 791.613 convites, 36% dos quais foram rastreados, o que equivale a 285.797 utentes. Destes, 6,5% apresentaram teste de rastreio primário positivo, 6,06% tiveram teste inconclusivo e os restantes 93% tiveram teste primário negativo.

A análise verificou que dos 6,5% utentes que tiveram teste primário positivo, 0,2% foram diagnosticados com cancro do cólon e reto, o correspondente a 576 diagnósticos registados no Registo Oncológico Nacional. “Relativamente aos 1.698 testes inconclusivos, nenhum deles apresentava nenhum diagnóstico de cancro do cólon e reto”, disse Cristina Portugal.

O estudo também analisou os “cancros de intervalo”, disse, explicando que são os utentes que aderiram ao rastreio, que tiveram um teste primário negativo e que foram diagnosticadas com cancro do cólon e reto nos 24 meses subsequentes, tendo concluído que esta situação foi verificada em 0,05% destas pessoas.

Para Cristina Portugal, “é importantíssimo que os rastreios passem a ter uma integração com o Registo Oncológico Nacional”, para se perceber “o verdadeiro impacto” do que se deteta nos rastreios e o que se passa com os doentes quanto têm testes primários positivos ou testes secundários positivos e são referenciados para o hospital.

“É muito importante que se faça a integração das duas plataformas (…) para que estas coisas possam sair automaticamente. Que o RON possa ter informação sobre o que se passa a nível dos rastreios e que depois as pessoas que fazem a monitorização e acompanhamento dos rastreios consigam ter informação relativamente àquilo que se passa no registo oncológico”, sustentou.

Avançou ainda que o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas pretende alargar este estudo a todos os programas de rastreio oncológico e a todas as regiões do país.

LUSA

Mais Recentes

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 20 minutos

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 27 minutos

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 37 minutos

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 41 minutos

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 2 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 2 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 2 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 4 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 4 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 4 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 4 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 4 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 4 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 5 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 5 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 5 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 5 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 5 horas

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 5 horas

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.