Partilhar

Opinião: «Ainda sobre o Dia Mundial da Obesidade», Gil Faria, cirurgião

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde, Professor da FMUP, e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

15 Março 2024
Forever Young

Anualmente, a cada 4 de março, comemora-se o Dia Mundial da Obesidade. É um dia que serve para refletirmos, enquanto sociedade, no papel que todos precisamos de ter no combate desta doença, essencialmente, na necessidade de quebrar preconceitos acerca das pessoas que vivem com obesidade.

Temos, habitualmente, por garantido que as pessoas com obesidade têm menores capacidades, menos “força de vontade”, mais desleixo com a sua saúde e alimentação e mais preguiça em efetuar exercício físico. É urgente largar estas ideias preconcebidas e perceber que as pessoas que vivem com obesidade são tão “normais” como qualquer outra; tão capazes, tão trabalhadoras, com tanta iniciativa e, por vezes, com muito mais resiliência do que as pessoas com peso normal.

Esse foi um dos motivos que nos levou a organizar, no dia 4 de março, na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, um workshop intitulado: A obesidade na 1.ª pessoa. Era fundamental realçar a ideia de que quando falamos de obesidade, estamos a falar de pessoas. Pessoas com histórias de vida, com dificuldades, sucessos, ambições e frustrações. Foi possível a partilha de experiências entre quem luta, dia após dia, contra a obesidade. A partilha de dificuldades no dia a dia; de frustrações, porque “mais uma dieta” não funcionou; de deceções, porque mais uma vez foram julgados “incapazes” pela família ou amigos. Desde as batalhas contra o estigma até aos desafios de acesso a tratamentos eficazes, as histórias inspiraram, acima de tudo, uma enorme empatia e espírito de solidariedade.

Foi ainda possível partilhar histórias de verdadeiro renascimento que muitos tiveram com a cirurgia metabólica. A ideia de que, finalmente, o controlo do peso corporal estava ao seu alcance; que tinham uma ferramenta que lhes permitia controlar como e o que comiam, mas, essencialmente, que lhes permitia libertarem-se da luta constante do seu organismo para manter o peso elevado.

O ser humano é um ser social. Assim sendo, as vivências em sociedade são parte integrante e fundamental da nossa história de vida. As pessoas com obesidade encontram-se particularmente vulneráveis, porque apesar de constituírem mais de 20% da população, ainda são catalogadas como gulosas e preguiçosas. O estigma social é tão forte que os próprios indivíduos se convencem de que são “culpados” pelo seu estado clínico; que não são merecedores de ajuda nem de tratamento. Talvez isso ajude a explicar porque se estima que apenas 1% dos doentes com indicação para tratamento cirúrgico o venham a obter. É, por isso, muito importante a partilha em comunidade entre pares que conseguiram controlar a doença e recuperar a qualidade de vida que julgavam perdida para sempre. As partilhas de sucessos atingidos após a cirurgia metabólica foram um alerta de que a mudança é possível, mesmo perante dificuldades monumentais.

 

 

Em tempos em que a obesidade continua a ser um desafio de saúde global, iniciativas como esta servem como guias, em direção a um futuro mais saudável e inclusivo. Foi um alerta de que podemos construir um futuro com menos julgamento individual e maior possibilidade das pessoas terem oportunidade de viver a sua vida de forma plena, digna e saudável.

Mais Recentes

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 3 minutos

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 24 minutos

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 43 minutos

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 1 hora

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 1 hora

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 2 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 2 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 17 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 18 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 18 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 18 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 19 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 19 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 20 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 20 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 20 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 21 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 22 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 22 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.