A Selectra, especialista em tarifas de energia e telecomunicações, realizou uma análise do consumo de água em Portugal para ajudar a criar mais sensibilização para o consumo e poupança deste bem, aproveitando o facto de hoje, dia 22 de março, ser o Dia Mundial da Água.
➔ Só o duche e o banho podem consumir mais de 60 litros por dia.
Tendo em conta as atividades que uma pessoa faz habitualmente na vida quotidiana, consideramos os seguintes dados para o cálculo:
● Escovar os dentes 3 vezes por dia
● Lavar as mãos 3 vezes por dia
● 1 duche por dia durante 5 minutos
● 6 litros para beber e cozinhar
● 2 máquinas de lavar roupa por semana
● 2 máquinas de lavar loiça por semana
● 1 balde para limpar a casa
● Lavagem de objetos domésticos
Considerando todas estas atividades que requerem um consumo significativo de água, estimamos um gasto diário de cerca de 128 litros por pessoa, uma média que ultrapassa o valor que as Nações Unidas calculam ser a quantidade de água que um ser humano precisa para satisfazer as suas
necessidades básicas diárias: 110 litros.
Pequenas medidas para poupar água e evitar a sua escassez
As atividades do quotidiano e as fugas de água podem aumentar o nosso consumo de água se não tomarmos precauções e consciência, por isso, aqui ficam algumas dicas que permitirão uma mudança notória na redução do consumo de água.
● Uma fuga de água pode desperdiçar até 600 litros por dia. Verifique todas as instalações para evitar este desperdício.
● Desligar o duche enquanto se ensaboa pode poupar até 12 litros de água.
● Uma máquina de lavar roupa pode consumir até 90 litros de água. Não se esqueça de a utilizar apenas quando estiver cheia de roupa.
● Se recolher a água do duche num balde enquanto esta aquece, pode poupar até 30 litros.
● A utilização de dispositivos de poupança de água ajuda a poupar até 7300 litros por pessoa, por ano.