Partilhar

Cancro: IPO do Porto acolhe evento internacional sobre medicina de precisão oncológica

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto acolhe a partir de hoje um evento internacional sobre oncologia de precisão que pretende reduzir desigualdades no acesso e aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes com cancro.

3 Abril 2024
Forever Young

“Está a acontecer uma autentica revolução no tratamento da doença oncológica com o aparecimento de cada vez mais novos medicamentos dirigidos a novos alvos moleculares ou a novas características que se vão descobrindo nos tumores (…). A medicina de precisão, especialmente em oncologia, passa por procurar o tratamento mais indicado no momento certo para o doente que dele precisa”, descreveu o presidente do IPO do Porto.

À Lusa, Júlio Oliveira disse que este evento internacional reúne peritos de 17 países europeus “em torno de um conceito que pode parecer óbvio, mas que na prática ainda não está a acontecer” que é o objetivo da equidade.

O PCM4EU Spring Academy tem início hoje às 13:15 e estende-se até sábado.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito da participação do IPO Porto no consórcio europeu PCM4EU – Personalised Cancer Medicine for all UE citizens, que em português livre, significa medicina personalizada para todos os cidadãos com cancro da União Europeia.

O programa de formação intensiva para participantes registados inclui uma iniciativa aberta ao público, já hoje à tarde, com o nome “Past, Present & Future of Personalize Cancer Medicine in Europe”: passado, presente e futuro da medicina personalizada do cancro na Europa.

Entre mais de 60 investigadores internacionais destacam-se Hans Gelderbom (Holanda), Bettina Ryll (Súécia), Jean-Yves Blay (França), Ebba Hult (Suécia), Kjetil Taskén (Noruega), de acordo com o resumo enviado à Lusa pelo IPO do Porto.

Portugal está representado por oradores do IPO Porto, designadamente Júlio Oliveira, médico e farmacologista clínico que preside a instituição, bem como por Rui Santos Ivo, presidente do INFARMED.

“O principal objetivo deste encontro é reduzir as desigualdades no acesso à medicina de precisão em oncologia atualmente existentes entre e dentro dos países da UE e, consequentemente, aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes com cancro”, lê-se ainda no resumo.

Em causa está uma prática clínica, a medicina de precisão, “que já existe e já está a ser utilizada, uma área que, nos últimos anos, tem permitido grandes avanços no combate ao cancro (…) mas que exige muito investimento”, acrescentou Júlio Oliveira.

Defendendo que “é muito importante que este processo seja cada vez mais acessível por parte de todos”, sendo “essencial que haja mais investimento”, o presidente do IPO do Porto sublinhou que “é preciso um esforço conjunto entre diferentes instituições para se coordenar a recolha da informação e o desenvolvimento de estudos”.

“O objetivo é que mais doentes possam ter acesso a tecnologias que até já estão disponíveis, mas muitas vezes não estão acessíveis para o doente que tem uma patologia em concreto que não está coberto pela aprovação do medicamento em causa”, resumiu o presidente da instituição que desenvolveu, em 2021, o primeiro programa nacional de medicina de precisão em oncologia.

Trata-se de uma espécie de bilhete de identidade do tumor, ou seja, a doentes que já esgotaram os tratamentos oncológicos convencionais é oferecida sequenciação dos genes do seu tumor, procurando genes que estejam alterados e para os quais se possam dirigir tratamentos em contexto de ensaios clínicos ou medicamentos que estejam já comercialmente disponíveis, mas aproados para outras aplicações terapêuticas.

“Escolher tratamentos cada vez mais precisos está a permitir um aumento da expectativa de sobrevivência e da qualidade de vida dos doentes. Mas esta aposta tem um custo substancialmente levado (…). Portugal tem um défice importante nas condições para desenvolvimento da investigação clínica”, lamentou.

PFT // MSP

Lusa/Fim

Mais Recentes

TAP recebeu prémio internacional

há 18 minutos

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 37 minutos

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 48 minutos

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 48 minutos

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 57 minutos

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 1 hora

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 2 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 2 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 2 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 3 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 3 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 3 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 19 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 19 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 19 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 20 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 20 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 20 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 21 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.