<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Em abril Sintra tem um convite para si: parar, escutar e olhar a natureza

Durante o mês de abril, a primavera caminha para o seu auge, trazendo novas cores, aromas e sons, que tornam a paisagem luxuriante de Sintra ainda mais irresistível.

 Para estimular a descoberta das plantas, dos fungos e dos animais que dão vida aos parques históricos e tapadas que gere, a Parques de Sintra preparou novos programas que são um com a atenção que ela merece.

“Vamos conhecer… As borboletas diurnas” é a primeira proposta, já no próximo dia 14 de abril, domingo, às 10h00, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Coloridas e delicadas, as borboletas são insetos fascinantes, mas o que sabemos delas? Durante um passeio na zona renaturalizada da Tapada de D. Fernando, na companhia do biólogo Francisco Aguilar, os participantes nesta atividade vão observar borboletas de perto e descobrir, entre muitas outras curiosidades, o papel fundamental que têm como polinizadoras, como se alimentam e como se reproduzem.

No dia 18 de abril, quinta-feira, às 14h30, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se a “Visita Guiada – Organização dos canteiros do Jardim Botânico de Queluz”. Reunindo espécies botânicas raras, exóticas e desconhecidas à época, como o ananás, no século XVIII, este jardim funcionava como de gabinete de curiosidades e pretendia alcançar a síntese entre arte e natureza. Conduzida por Ana Sanches, arquiteta paisagista da Parques de Sintra, esta visita guiada dará a conhecer o espaço, cuja reconstituição histórica foi distinguida com dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra.

Segue-se, no dia 21 de abril, domingo, às 9h30, no Parque de Monserrate a atividade “Sons da Paisagem – Iniciação à Identificação dos Sons das Aves”. Sendo a primavera efusivamente anunciada pelo canto das aves, esta é a estação ideal para aprender a escutá-las. Um jardim que regista a presença de cerca de 40 espécies deste grupo de animais é o local perfeito para quem quer conhecê-las melhor. Ao percorrer os vários habitats que compõem o Parque de Monserrate, os participantes nesta atividade vão treinar a capacidade de escutar e de reconhecer os sons das aves, com recurso a uma app. Para ajudá-los, contarão com Paulo Marques, biólogo e curador convidado do Arquivo de Sons Naturais do Museu Nacional de História Natural e Ciência de Lisboa.

No dia 27 de abril, é altura de explorar o Parque da Pena. De manhã, às 10h00, a proposta é descobrir “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”. Estes misteriosos organismos não são animais nem plantas e apresentam-se numa enorme diversidade de formas e cores. Durante um passeio para a observação de cogumelos, João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e Professor Jubilado de Micologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abordará o papel fulcral deste grupo de organismos na vida da floresta e na sobrevivência dos ecossistemas.

Da parte da tarde, às 15h00, a proposta é admirar “A primavera no Parque da Pena”, tomando como inspiração a visita que Hans Christian Andersen fez a este jardim, na primavera de 1866, companhia de D. Fernando II, o monarca que criou o Parque da Pena. Nesta visita, os participantes vão trilhar os mesmos caminhos. Fazendo como o Rei-Artista e os seus convidados de outrora, vão inspirar o ar fresco da serra, conhecer as árvores exóticas que ali crescem e a sua história.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/

Mais Recentes

Costuma usar o alta voz ou fazer videochamadas em público? Cuidado com as multas (podem chegar aos 250 euros)

há 5 horas

Nos EUA mulher morre devido a infecção que ‘devora o cérebro’ depois de lavar o nariz com água da torneira

há 6 horas

Gordura abdominal: aprenda como fazer 7 chás que ajudam a acabar com ela

há 6 horas

Síndrome do Intestino Irritável: 5 sintomas a que deve estar (muito) atento

há 7 horas

Infarmed anuncia “suspensão da distribuição” de lote de colírio

há 7 horas

Estas são as 100 cidades mais felizes do mundo: há duas portuguesas (saiba em que posições)

há 7 horas

Tem mais de 50 anos? Esta instituição está à procura de voluntários para beberem vinho

há 8 horas

Quando vai à casa de banho leva sempre o telemóvel? A bem da sua saúde, deixe já de o fazer

há 8 horas

«Água potável insegura é responsável por 18% dos óbitos em Portugal», revela Organização Mundial de Saúde

há 8 horas

Está a pensar mudar de operadora? Em primeiro lugar tenha a certeza de que vai (mesmo) poupar: nós damos uma ajuda

há 8 horas

É daqueles que guarda os telemóveis antigos? Pois saiba que pode ganhar (bom) dinheiro com eles

há 9 horas

É a ciência que o afirma: «estes são os nomes mais bonitos do mundo». Estará o seu na lista dos eleitos?

há 9 horas

Se é apreciador de croissant esta noticia é para si: descobrimos onde pode comer um dos melhores

há 9 horas

SNS precisa de mais 14 mil profissionais para eliminar trabalho suplementar

há 9 horas

A partir de 1 de julho, será proibido fumar em locais públicos onde possam estar crianças

há 10 horas

Excesso de turismo leva tribunal a anular lei sobre alojamento de férias

há 10 horas

Portugueses gastam milhões em medicamentos para emagrecer

há 10 horas

E se tivesse de pagar para ter a sua bagagem de mão na cabina? Essa possibilidade está em cima da mesa

há 10 horas

Há mais um português a caminho da Liga de futebol dos Emirados Árabes Unidos

há 10 horas

Treinador suspenso por 20 dias após declarações sobre arbitragem

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.