Viajar de avião tornou-se numa experiência muito mais acessível e simples para os utilizadores em comparação com há 50 anos, e uma das principais razões para isso tem sido o desenvolvimento tecnológico, tanto nos aviões como nos aeroportos.
E é importante que os avanços tecnológicos que estão sendo desenvolvidos sejam aproveitados e aplicados nas situações do dia a dia, porque esse é o objetivo da tecnologia, agilizar e facilitar a nossa vida.
Em toda a questão dos aeroportos e aviões, vimos como isso tem sido feito, acrescentando cartões de embarque virtuais, digitalização de bilhetes ou aplicações de rastreio de voos.
Apesar da introdução destes avanços, a passagem pelos aeroportos raramente é rápida e ágil, mas a Ibéria quer mudar isso e introduziu um novo sistema de embarque biométrico que pretende ser a solução para agilizar todo este procedimento.
Esta nova funcionalidade, que está integrada na aplicação móvel da companhia, consiste na criação de um perfil biométrico do utilizador, ou seja, o utilizador regista o seu rosto da mesma forma que é feito para bloquear o telefone para que possa depois ir através do filtro de segurança e no portão de embarque sem necessidade de apresentação de nenhum documento.
Para utilizar esta opção, o utilizador deverá registar-se na aplicação móvel da Ibéria com os seus dados pessoais além de aceitar o registo dos seus dados biométricos não só pela companhia aérea, mas também pelo aeroporto.