De acordo com o relatório do Índice de Desperdício Alimentar da ONU de 2024 , cerca de um quinto dos alimentos do mundo é desperdiçado. Em todo o mundo, as famílias são responsáveis pela maior parte: cerca de 60% dos mil milhões de toneladas de alimentos deitados fora anualmente.
Qual a melhor forma de manter frescos os restos de comida e durante quanto tempo é seguro comer?
1. Abacate
A revista Bon Appétit aconselha retirar o caroço, deixar a casca e colocar num prato com o lado cortado voltado para baixo. Use sumo de limão ou lima no lado cortado, ou embrulhe tudo em plástico, também pode ajudar a minimizar a oxidação, que é o que faz com que a polpa do abacate fique cinzenta e pastosa.
2. Tofu
O tofu firme mantém-se melhor do que a variedade sedosa para sobras, de acordo com Amy Poon, fundadora do restaurante chinês Poon’s London. «O tofu deve ser guardado de dois a três dias se armazenado num recipiente de plástico, submerso em água limpa e fria (não na água de onde vem), mas deve-se trocar a água diariamente».
3. Produtos enlatados
As latas são uma grande proibição para o frigorifico, pois, uma vez abertas, o material da lata pode ser transferida mais rapidamente para o conteúdo, de acordo com a Food Standards Agency . Muitos produtos enlatados – como feijão cozido ou leite de coco – também estão disponíveis em latas de tamanho médio, que podem ser mais adequadas para usar como parte de uma refeição, embora raramente sejam a opção mais económica. James Cooper, vice-diretor de política alimentar da FSA, aconselha a esvaziar o conteúdo restante numa tigela ou recipiente hermético antes de guardá-lo no frigorifico.
4. Fatias de limão
Muitas vezes, as sobras de rodelas de limão podem simplesmente ser servidas juntamente com qualquer prato que tenham sido parcialmente usadas para temperar – mas e às bebidas? Os cítricos oxidam muito rapidamente devido ao açúcar e ácido – só pode usar as fatias no dia em que os corta. Para mantê-los com aparência e sensação de frescor, coloque-os numa tigela cheia de gelo picado ou raspado
5. Massa de panqueca
Transfira imediatamente para um recipiente hermético ou para um pote no frigorifico, caso contrário, o ar pode causar descoloração, o que pode ser desagradável.
6. Ovos
Guarde as sobras num recipiente de plástico ou tigela coberta com plástico .
7. Coisas em salmoura
Depois de abertos, deseja evitar que o máximo de oxigénio possível entre nos frascos, pois isso criará mofo e odores desagradáveis. Arranje papel manteiga, corte um disco grande o suficiente para cobrir o líquido da jarra e dê uma batida para criar um bloco entre os ingredientes e a tampa. Isso evitará que o oxigénio contamine as azeitonas, picles ou quaisquer outros produtos em conserva.
8. Sumo
Esta é complicada – o sumo é fresco? Concentrado? Pasteurizado? Alguns sumos fechados, comprados, podem ser guardados durante muitos meses , mas a maioria tem uma vida útil relativamente curta depois de aberto. Leia o rótulo e sigua as instruções do fabricante.
9. Leite não lácteo
Qualquer pessoa que tenha mudado dos laticínios deve ter notado que os leites alternativos muitas vezes parecem durar muito além dos cinco dias recomendado. Deve ser armazenada na caixa.
10. Pão
Guarde o pão em saco de algodão ou papel.
11. Pepino
Depois de cortado, guarde o pepino num recipiente hermético, forrado com um pouco de papel de cozinha ou um pano de prato limpo.
12. Queijo
Pacotes abertos de queijo podem ser colocados em sacos reutilizáveis de silicone ou feche a embalagem com elásticos. Mas também pode embrulhar o queijo em papel manteiga, guardá-lo num recipiente de plástico no frigorifico.
13. Abra pacotes de wraps/tortilla
Prevenir a humidade é fundamental para a longevidade. Embrulhe os pacotes abertos em plástico antes de guardá-los num lugar seco
14. Coisas em potes
Não devem ser deixados nos seus potes. Depois de aberto, coloque num recipiente hermético para manter o frescor e adicione um pouco de óleo por cima para evitar a exposição ao ar, o que faz com que dure semanas.
15. Meia cebola
As cebolas são um pouco parecidas com os abacates em termos de manutenção do frescor: mantenha a casca da metade que não vai usar e coloque-a com o lado cortado voltado para baixo num prato no frigorifico.
16. Ervas frescas
Quer seja hortelã ou coentro, as ervas frescas podem dar vida a uma receita – mas também murcham rapidamente. Embrulhe-os em panos azuis húmidos ou papel de cozinha e guarde no frigorifico.
17. Compotas e chutneys
Deixe ficar no frigorifico depois de aberto.
18. Salada
As cabeças de alface geralmente duram muito melhor do que as folhas ensacadas. Assim como o pepino, guarda a salada nfrigorifico num recipiente hermético forrado com papel de cozinha ou num pano de prato limpo para absorver o excesso de humidade.