A iniciativa é coordenada pela Associação de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia. A preocupação com os recursos hídricos e com a poupança de água é, há muito tempo, uma das questões fulcrais nas prioridades de gestão do resort algarvio.
Para lá do sistema inteligente de gestão de rega (35% do qual é computorizado e, mediante as condições exteriores, aplica a quantidade certa de água) e de manutenção dos jardins, que passa por apostar em plantas com menos manutenção e menos necessidade de rega, o ponto forte é o sistema de dessalinização de água do mar que, atualmente, fornece cerca de 50% de água captada para piscinas, lagos e jardins do Vila Vita Parc. Em funcionamento desde 2015, este sistema opera sob um campo de ténis, invisível aos olhos dos hóspedes e visitantes, mas imprescindível para o crescimento sustentável de um resort com 23 hectares, com exigências acima da média.
A atribuição do selo decorre da adesão voluntária do resort ao programa “Compromisso com a Eficiência Hídrica”, lançado para o setor do turismo do Algarve, e prova que o Vila Vita Parc está no caminho certo no que toca à gestão de recursos, e em consonância com o cenário envolvente.