O WhatsApp é uma das aplicações móveis mais populares do mundo, e dada a sua popularidade, é também um terreno fértil para esquemas e golpes para enganar os utilizadores.
Para além das mensagens escritas, esta aplicação móvel conta também com uma funcionalidade de chamadas por voz, e muitos utilizadores certamente já receberam através dela chamadas de números internacionais desconhecidos.
No entanto, muitas vezes os burlões nem estão no estrangeiro, podem mesmo estar em Portugal, mas escondem-se por trás de um prefixo internacional.
Enquanto que por mensagem de texto os burlões podem usar diversas técnicas para encaminhar os utilizadores para links fraudulentos e roubar dados e acessos a contas bancárias, por exemplo, por uma chamada de voz só podem “atacar-nos” fazendo-se passar pelo nosso banco ou outra entidade, como aconteceu recentemente com um cliente do banco ING que perdeu todas as suas poupanças, ou praticar extorsão, como relata o ‘elEconomista’.
Uma extorsão desse tipo pode seguir dois caminhos: Num deles, os burlões acedem aos seus arquivos e usam informação sensível para o subornar junto dos familiares e amigos ou nas redes sociais; outro é que eles inventam algo que pode prejudicar o utilizador e fazem extorsão.
Assim, caso atenda uma chamada internacional desconhecida de um burlão que o tente chantagear, o melhor é desligar, dirigir-se à polícia e fazer uma denúncia. Por precaução, deve excluir os seus perfis das redes sociais para não dar acesso aos seus conteúdos pessoais que podem ser usados no futuro como chantagem.