Partilhar

Camarões são melhores crus, cozidos ou congelados? Veja este guia para saber o que está a comprar

Há muito que o camarão não é uma iguaria que degustamos única e exclusivamente em datas especiais, como no Natal: em grande parte porque registaram-se grandes progressos em termos de importações, mas também, e sobretudo, no congelamento e aquicultura

27 Abril 2024
Forever Young

Há muito que o camarão não é uma iguaria que degustamos única e exclusivamente em datas especiais, como no Natal: em grande parte porque registaram-se grandes progressos em termos de importações, mas também, e sobretudo, no congelamento e aquicultura, indicou o jornal espanhol ‘El Confidencial’, que referiu que grande parte deste alimento chega de países tropicais, em particular do Equador.

Em Espanha, por exemplo, o camarão é o terceiro produto de marisco mais consumido, apenas superado pela pescada e a lula: 25% da produção total anual é adquirida em dezembro, sendo o mais vendido o camarão branco de cultivo, e 95% é vendido congelado – um terço é vendido pré-cozido.

Ao contrário do que muitos pensam, o camarão cru fresco tem uma importância residual no mercado: representa apenas 1% do total, segundo dados da OCU (‘Organización de Consumidores y Usuarios’). Como é evidente, o camarão fresco tem uma sabor e aroma muito mais intensos, isto porque as suas características organolépticas não foram diminuídas pelo processo de cozedura ou congelamento, por isso oferecem um sabor muito mais intenso no paladar. Tome atenção à cor: se tiver um tom pálido, evite comprá-los, pois pode indicar que não estão em boas condições.

Há diferenças nutricionais?

Não. Quando falamos de camarões crus, cozidos ou congelados estamos a falar do mesmo marisco e as suas características são idênticas em termos de proteínas, gorduras, etc. A diferença está no sal. As variedades congeladas e cozidas apresentam percentagens superiores às recomendadas, o que se deve à técnica de conservação utilizada para evitar a oxidação e deterioração. Só é menor quando, além de cru, é fresco.

Outra questão importante é o preço. Neste momento, o valor de um quilograma de camarão congelado vendido em caixas ou a granel varia entre oito e 12 euros na maioria dos supermercados. Essa é a faixa de preço em que também encontra a mesma quantidade de camarão cozido (entre 40 e 60 unidades, como regra geral). Por outro lado, um quilo de frutos do mar frescos pode facilmente triplicar esses números. Em épocas como o Natal, ainda mais.

A OCU revelou ainda que a higiene e a frescura dos camarões são muito melhores quando são vendidos congelados do que quando são comercializados a granel. Também fornecem ao consumidor mais informações nutricionais e relacionadas com a sua origem, já que tudo está claramente especificado na embalagem. A variedade de tamanhos disponíveis costuma ser muito maior.

A forma como consome marca a sua escolha

Dada as faixas de preço, não é lucrativo comprar camarões previamente descongelados a granel, a menos que seja uma emergência e serão consumidos quase imediatamente. Deve-se levar em consideração que não podem ser recongelados e se degradam muito rapidamente. Além do mais, não é incomum encontrar peças sem pernas ou com cabeças separadas quando é escolhido este método.

Por outro lado, o camarão congelado oferece muito mais possibilidades. É vendido em caixas fáceis de guardar e pode ser mantido no congelador por alguns dias a mais sem perder qualidades. Desta forma, será possível descongelá-lo quando necessário e consumi-lo de imediato, o que garantirá a sua qualidade e frescura.

Já o camarão cozido também oferece essa vantagem. Porém, a sua versatilidade na cozinha é muito menor, uma vez que foi previamente cozinhado. Só deverá optar por esta opção se souber com antecedência que terá de os cozinhar em casa e quiser saltar essa etapa.

Mais Recentes

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 22 minutos

Dia Mundial de Luta Contra a Sida: «A ignorância em relação às formas de transmissão está na origem da discriminação destes doentes», Fausto Roxo, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da SPMI

há 1 hora

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 18 horas

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 19 horas

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 20 horas

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 21 horas

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 22 horas

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 2 dias

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 2 dias

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 2 dias

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 2 dias

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 2 dias

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 2 dias

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 2 dias

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 2 dias

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 2 dias

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 2 dias

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 2 dias

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 2 dias

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.