Partilhar

Camarões são melhores crus, cozidos ou congelados? Veja este guia para saber o que está a comprar

Há muito que o camarão não é uma iguaria que degustamos única e exclusivamente em datas especiais, como no Natal: em grande parte porque registaram-se grandes progressos em termos de importações, mas também, e sobretudo, no congelamento e aquicultura

27 Abril 2024
Forever Young

Há muito que o camarão não é uma iguaria que degustamos única e exclusivamente em datas especiais, como no Natal: em grande parte porque registaram-se grandes progressos em termos de importações, mas também, e sobretudo, no congelamento e aquicultura, indicou o jornal espanhol ‘El Confidencial’, que referiu que grande parte deste alimento chega de países tropicais, em particular do Equador.

Em Espanha, por exemplo, o camarão é o terceiro produto de marisco mais consumido, apenas superado pela pescada e a lula: 25% da produção total anual é adquirida em dezembro, sendo o mais vendido o camarão branco de cultivo, e 95% é vendido congelado – um terço é vendido pré-cozido.

Ao contrário do que muitos pensam, o camarão cru fresco tem uma importância residual no mercado: representa apenas 1% do total, segundo dados da OCU (‘Organización de Consumidores y Usuarios’). Como é evidente, o camarão fresco tem uma sabor e aroma muito mais intensos, isto porque as suas características organolépticas não foram diminuídas pelo processo de cozedura ou congelamento, por isso oferecem um sabor muito mais intenso no paladar. Tome atenção à cor: se tiver um tom pálido, evite comprá-los, pois pode indicar que não estão em boas condições.

Há diferenças nutricionais?

Não. Quando falamos de camarões crus, cozidos ou congelados estamos a falar do mesmo marisco e as suas características são idênticas em termos de proteínas, gorduras, etc. A diferença está no sal. As variedades congeladas e cozidas apresentam percentagens superiores às recomendadas, o que se deve à técnica de conservação utilizada para evitar a oxidação e deterioração. Só é menor quando, além de cru, é fresco.

Outra questão importante é o preço. Neste momento, o valor de um quilograma de camarão congelado vendido em caixas ou a granel varia entre oito e 12 euros na maioria dos supermercados. Essa é a faixa de preço em que também encontra a mesma quantidade de camarão cozido (entre 40 e 60 unidades, como regra geral). Por outro lado, um quilo de frutos do mar frescos pode facilmente triplicar esses números. Em épocas como o Natal, ainda mais.

A OCU revelou ainda que a higiene e a frescura dos camarões são muito melhores quando são vendidos congelados do que quando são comercializados a granel. Também fornecem ao consumidor mais informações nutricionais e relacionadas com a sua origem, já que tudo está claramente especificado na embalagem. A variedade de tamanhos disponíveis costuma ser muito maior.

A forma como consome marca a sua escolha

Dada as faixas de preço, não é lucrativo comprar camarões previamente descongelados a granel, a menos que seja uma emergência e serão consumidos quase imediatamente. Deve-se levar em consideração que não podem ser recongelados e se degradam muito rapidamente. Além do mais, não é incomum encontrar peças sem pernas ou com cabeças separadas quando é escolhido este método.

Por outro lado, o camarão congelado oferece muito mais possibilidades. É vendido em caixas fáceis de guardar e pode ser mantido no congelador por alguns dias a mais sem perder qualidades. Desta forma, será possível descongelá-lo quando necessário e consumi-lo de imediato, o que garantirá a sua qualidade e frescura.

Já o camarão cozido também oferece essa vantagem. Porém, a sua versatilidade na cozinha é muito menor, uma vez que foi previamente cozinhado. Só deverá optar por esta opção se souber com antecedência que terá de os cozinhar em casa e quiser saltar essa etapa.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 10 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 12 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 12 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 13 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 13 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 14 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 14 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 15 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 15 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 16 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 18 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 19 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 19 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 19 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 20 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.