Partilhar

Estudo revela que metformina melhora resultados reprodutivos em doentes com resistência à insulina

Dois estudos, um que pode ajudar a diminuir o aborto em mulheres inférteis com resistência à insulina e outro que traz uma nova esperança na prevenção do envelhecimento dos ovários, estiveram, este ano, em evidência no 71.º encontro anual da Sociedade de Investigação Reprodutiva, que decorreu em Vancouver, no Canadá.

28 Março 2024
Forever Young

O estudo intitulado “O tratamento com metformina diminui o aborto clínico e melhora as taxas de nados-vivos em pacientes inférteis com resistência à insulina”, demonstra como o tratamento com metformina diminui as taxas de aborto clínico e melhora as taxas de bebés nascidos de mulheres em processos de reprodução assistida com resistência à insulina.

 

“O desequilíbrio da resistência à insulina durante a implantação embrionária e a gravidez provoca níveis elevados de glicose no sangue materno e fetal. Estas complicações podem levar ao aborto. O uso da metformina tem sido descrito como um tratamento que leva à diminuição dos níveis glicémicos sem riscos associados, além de melhorar a função do endométrio, posicionando-se como um possível tratamento para mulheres nas quais a resistência à insulina é um fator importante que pode estar relacionado a piores resultados reprodutivos”, explica a Dra. Hortensia Ferrero, autora do estudo e investigadora da Fundação IVI.

 

A perda gestacional recorrente afeta 2 a 5% das mulheres em idade reprodutiva. Embora outros distúrbios – como alterações nos cromossomas ou no útero, endócrinas, fatores autoimunes, complicações obstétricas ou problemas metabólicos – tenham sido descritos como possíveis causas de perda gestacional, estudos anteriores já tinham mostrado que a resistência à insulina pode desempenhar um papel importante na disfunção reprodutiva feminina. Daí a importância de investigar com mais detalhe este último fator.

 

“O que nós observámos foi um aumento nas taxas clínicas de aborto espontâneo em mulheres com resistência à insulina. Provavelmente, porque há uma deterioração na captação celular de glicose devido à resistência à insulina. Este facto leva a uma nutrição embrionária inadequada e deficiência de energia, o que pode culminar na perda da gravidez. A taxa de aborto clínico em mulheres com resistência à insulina foi significativamente reduzida nas que foram tratadas com metformina, em comparação com as que não receberam o tratamento. Além disso, houve também um aumento na taxa de nados-vivos nas que receberam tratamento com metformina”, explica a investigadora.

 

Inverter o envelhecimento dos ovários através do estudo de uma parte do código genético

 

O outro estudo, “Proteção dos telómeros está comprometida no ovário do modelo de ratinhos com senescência reprodutiva”, aponta para o encurtamento dos telómeros como um sinal de envelhecimento dos ovários.

Os telómeros são como que as extremidades dos cromossomas que fazem parte do nosso código genético e vão ficando cada vez mais curtos à medida que envelhecemos. Por isso, podem ser ótimos marcadores para avaliar o envelhecimento. “Nesta investigação, vimos que existe uma família de proteínas – as shelterinas – que protegem e ‘cuidam’ desses telómeros. Especificamente, o TRF 1 é um dos mais relevantes. O que procurámos ver é se estas proteínas protetoras estão alteradas nos ovários de um modelo de ratinho que envelhece prematuramente. Conseguimos provar que esses ratinhos têm menos TRF1 nos seus ovários, mais especificamente nos seus folículos. Isso pode fazer com que os telómeros encurtem prematuramente e, consequentemente, envelheçam mais cedo”, afirma o Dr. Juan Antonio García Velasco, autor do estudo e diretor científico do IVI.

 

Estes foram apenas dois entre os cerca de 20 artigos científicos que o IVI apresentou neste encontro mundial de especialistas, revelou o Dr. Samuel Ribeiro, diretor e coordenador científico do IVI Lisboa. “O nosso trabalho a nível da investigação é muito intenso e sustentado. É a partir deste trabalho que nasce grande parte do progresso científico nesta área da Medicina, que tem sido notável nas últimas décadas. Além destes dois estudos que estiveram em evidência, foram abordados temas de grande interesse científico, como a relação entre os desreguladores endócrinos e a fertilidade, ovários poliquísticos ou temas relacionados com as células estaminais”, acrescenta.

 

O 71st Annual Meeting of the Society for Reproductive Investigation (SRI), decorreu entre os dias 12 e 16 de março, no Canadá, e reúne habitualmente especialistas de todo o mundo para debater e apresentar os últimos avanços em investigações que vão ajudar a melhorar o cenário reprodutivo de mulheres e casais que precisam de reprodução assistida para realizar seu desejo de gerar uma nova vida.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 1 dia

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 1 dia

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 1 dia

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 1 dia

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 1 dia

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 1 dia

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 1 dia

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 1 dia

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 1 dia

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 1 dia

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 1 dia

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 1 dia

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 2 dias

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 2 dias

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 2 dias

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 2 dias

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.