No próximo dia 5 de maio celebra-se o Dia da Mãe e o Jardim Zoológico aproveita o mote para anunciar a mais recente cria da morada mais selvagem da cidade de Lisboa, assim como a agenda de atividades preparada para esse fim de semana, com o objetivo de tornar ainda mais especial a sua visita em família.
Com apenas um mês, a pequena cria de Macaco-aranha é ainda muito dependente da progenitora e apresenta-se ao restante grupo ainda no colo da mãe, com que estabelece uma relação de grande dependência durante os primeiros dois anos de vida. No entanto, a partir das 10 semanas é possível vê-la a começar a explorar a instalação sozinha, voltando para junto da progenitora, sempre que se sentir mais insegura. Apesar da IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza, apresentar uma tendência de decréscimo populacional da espécie, o seu estatuto obteve uma importante melhoria desde 2008, ano em que foi classificada como “Criticamente em Perigo”. Devido aos programas de conservação de que tem sido alvo, o Macaco-aranha apresenta à data um estatuto “Vulnerável” pelo que, nascimentos como este vêm reforçar o programa e a esperança na recuperação desta espécie tão carismática.
Nos dias 4 e 5 de maio, apanhe a boleia das Animal Talks e com a ajuda dos Educadores do Jardim Zoológico descubra mais informação sobre esta cria assim como interessantes curiosidades sobre outras crias e progenitoras do Zoo. Da mãe mais alta do mundo, a mães com muita pinta e garra, todas terão o seu destaque. Também por estes dias, conheça o espaço MEO Kids junto ao coreto do Jardim Zoológico e faça uma caricatura em família para mais tarde recordar.
Já no dia 5 de maio, na avenida principal do Jardim Zoológico logo após as bilheteiras, encontre o espaço Chocapic®, onde poderá tomar o pequeno-almoço ou lanchar os deliciosos cereais Chocapic®, das 10h às 17h, e ganhar as forças que precisa para embarcar na descoberta do Reino Animal.