<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nem maçã nem pera: esta é a fruta que melhora a saúde mental em poucos dias

3 Maio 2024
Sandra M. Pinto

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, consumir esta fruta pode melhorar o humor em apenas quatro dias graças ao seu alto teor de vitamina C.

Muitos estudos constatam como as frutas são excelentes aliadas para múltiplos aspetos da saúde mental, além da felicidade, como qualidade de vida e sono, otimismo, ansiedade, transtornos psiquiátricos menores, sintomas depressivos e até tentativas de suicídio.

De todas as frutas que conhecemos, há uma em particular que desempenha um papel duplo: o kiwi. De acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, os cientistas descobriram que comer esta fruta regularmente pode melhorar o humor em apenas quatro dias.

A ingestão de vitamina C tem sido associada à melhoria do humor, vitalidade, bem-estar e redução da depressão, enquanto a deficiência de vitamina C está associada ao aumento da depressão e ao declínio cognitivo. Se pensarmos em frutas carregadas com esses nutrientes, vêm à mente algumas como a laranja; porém, o kiwi supera seus benefícios e até os duplica.

Segundo o National Institutes of Health, a ingestão recomendada de vitamina C para mulheres adultas é de 75 mg por dia e 100 g de kiwi podem cobrir 150% do consumo recomendado e 250% se for amarelo.

Como antioxidante, a vitamina C ajuda a combater o stress oxidativo , protegendo o cérebro dos danos dos radicais livres ligados ao declínio cognitivo e aos transtornos mentais. Além disso, esse nutriente favorece a síntese de neurotransmissores como a serotonina , vital para regular o humor e uma das hormonas responsáveis ​​pela felicidade.

O kiwi também pode fortalecer o sistema imunológico, promover a circulação sanguínea ou melhorar o desenvolvimento dos ossos, nervos e músculos.