<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça as 10 principais cidades europeias para os amantes da arte: uma delas é portuguesa

16 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Um estudo recente revelou as 20 principais capitais europeias para os amantes da arte e a Itália nem sequer está entre as cinco primeiras.

Ubuy France, uma plataforma global de comércio eletrónico, conduziu um novo estudo para descobrir exatamente quais as cidades mais propicias a quem gosta de arte. O estudo compilou uma lista das 20 capitais europeias que mais têm para oferecer aos entusiastas da arte.

O estudo é baseado no número de galerias de arte, galerias com entrada gratuita, estátuas e monumentos e obras de arte de rua. Alguns resultados são óbvios, enquanto outros podem surpreendê-lo!

Empatadas em primeiro lugar estão Londres e Paris, cada uma com 166 pontos de acordo com as métricas de Ubuy. Londres impressiona com as suas impressionantes 259 galerias, 29 das quais oferecem entrada gratuita. Das obras-primas clássicas da National Gallery às exposições de vanguarda da Tate Modern , o cenário artístico de Londres é tão diversificado quanto vibrante. A cidade também hospeda vários festivais, como a Digital Art Week e a London Craft Week , criando um calendário lotado o ano todo.

Enquanto isso, Paris, a Cidade Luz, possui 796 monumentos e estátuas. E no centro de tudo isso, o Louvre reina supremo, abrigando tesouros como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, tornando-o a galeria de arte mais visitada do mundo.

Em segundo lugar Praga brilha com uma pontuação de 155. A cidade é encantadora, com as suas ruas de paralelepípedos e arquitetura gótica, abriga a Galeria Nacional de Praga, a segunda galeria de arte mais antiga da Europa. É um tesouro espalhado por 7 edifícios históricos. Várias vezes por ano, a entrada é gratuita para todos.

Em terceiro lugar está Berlim, com 152 pontos. A arte de rua é um destaque da capital alemã, com 618 locais diferentes, incluindo a famosa East Side Gallery.

Na quarta posição  surge Amsterdão, com 151 pontos. A cidade holandesa possui 103 galerias, das quais pouco mais de 10% são de visita gratuita. Galerias notáveis ​​da cidade incluem o Museu Moderno Contemporâneo (ou Moco), onde você pode encontrar arte pop icônica de artistas como Andy Warhol e Keith Haring e, claro, o impressionante Rijksmuseum.

Lisboa, Portugal, ocupa o quinto lugar , com uma pontuação de 147. Existem enormes 637 obras de arte de rua na capital portuguesa, que é conhecida pela sua cena de arte de rua – os grandes e belos murais da cidade são especialmente populares.

As restantes cidades no top 10 são as seguintes:

6. Roma, Itália

7. Atenas, Grécia

8. Viena, Áustria

9. Budapeste, Hungria

10. Madri, Espanha

10. Oslo, Noruega