Partilhar

Além de extremamente bela esta região nacional foi considerada um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo

A EarthCheck, órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), renovou o selo prata (nível 3) que certifica o concelho de Melgaço como destino turístico sustentável.

20 Maio 2024
Sandra M. Pinto

A renovação desta certificação internacional comprova o trabalho que a autarquia tem feito para continuar a responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck, rumo a um concelho cada vez mais sustentável. O Município de Melgaço volta, assim, a estar entre os destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) com esta distinção.

«O objetivo definido pelo nosso município é atingir o nível ouro em 2026, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua. Vamos, assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido e incrementar melhorias, alicerçadas num trabalho integrado, colaborativo e participativo, onde solicitamos a participação ativa dos vários agentes, públicos e privados, stakeholders e comunidade local, em prol de um Melgaço cada vez mais sustentável.», considera o autarca, Manoel Batista, reforçando que a «a certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, que envolve cada um dos agentes do território, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável. E prova disso é a nova norma de certificação local que ousamos criar, recentemente, continuando, assim, a desafiar os diferentes atores do setor do turismo, certos de que só este esforço conjunto conduzirá ao desejo de tornar Melgaço cada vez mais sustentável e capaz de gerar procura turística com maior valor acrescentado.»

Saiba-se que os destinatários da norma local são agentes económicos de Melgaço de diferentes áreas: alojamentos, restauração, animação turística, vinhas e adegas e a estabelecimentos de ensino.

O processo começou em 2017, quando Melgaço se posicionou no panorama nacional como o «destino de natureza mais radical de Portugal», no seguimento da aprovação do seu plano estratégico e de desenvolvimento para o setor do turismo.

Desde então, o Município tem, de forma crescente, caminhado rumo a um destino mais sustentável, privilegiando, assim, iniciativas no domínio da sustentabilidade, procurando a diferenciação e, simultaneamente, ir ao encontro das tendências da procura. Neste âmbito, como etapa natural da implementação do referido Plano, Melgaço iniciou em 2021 o processo de certificação enquanto destino sustentável. Sob o lema MELGAÇO + SUSTENTÁVEL, o projeto tem como metodologia de trabalho o envolvimento de toda a comunidade local, procurando cumprir objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU e, por essa via, reforçar o desenvolvimento integrado do destino Melgaço, de forma sustentável, nas vertentes ambiental, económica, social e cultural. Como prova do excelente trabalho desenvolvido, em articulação com vários agentes do território (em particular a Green Team de Melgaço), em 2021 alcançou o selo bronze, em 2022 o selo prata e em 2023 a renovação do selo prata – nível 2.

Em março passado, uma equipa da EarthCheck, líder mundial em consultoria, benchmarking científico e certificação de destinos turísticos, sob acompanhamento da DMO (Destination Management Organization) esteve em Melgaço, levando a cabo a auditoria para a renovação da certificação do concelho enquanto destino turístico sustentável. Os auditores independentes avaliaram várias infraestruturas e atrativos turísticos de Melgaço, procedendo ainda à análise documental, onde foram apresentados todos documentos e evidências que comprovavam o cumprimento da norma, de modo a avaliar a adequação e pertinência das práticas adotadas, reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas. O relatório desta visitou resultou na agora renovação do selo prata, nível 3.

«Sabemos que temos um território com enorme valor e todo o trabalho que temos desenvolvido é no sentido de alavancar, ainda mais, Melgaço e, consequentemente, criar valor e economia. É por isso que trabalhamos, afincadamente, na afirmação de Melgaço enquanto destino turístico de excelência, capaz de gerar uma procura diferenciada. Esta distinção é prova disso. Estamos na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural.», refere Manoel Batista.

«Gostaria de felicitar toda a equipa de Melgaço pela sua conquista. Melgaço é um membro importante de um grupo de destinos, a nível mundial, que ousam fazer a diferença.», considerou Stewart Moore, CEO e fundador da EarthCheck, a propósito da renovação da certificação e da integração de Melgaço nesta rede internacional de destinos sustentáveis.

O normativo da EarthCheck estipula um processo de certificação evolutivo que impõe a conquista progressiva de quatro patamares (prata, ouro, platina e master), obrigando a que cada destino demonstre a adequada conformidade com os critérios avaliados ao longo do tempo e de forma consistente. Mais informações sobre o processo e respetiva documentação do projeto disponível em discovermelgaco.pt/sustentavel/.

Saiba-se que, em Portugal, os territórios que possuem esta certificação da EarthCheck são Baião, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira.

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 9 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 10 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 11 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 12 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 13 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 14 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 15 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.