Desenvolva a inteligência emocional
A inteligência emocional ajuda a conhecer as suas emoções e sentimentos para saber controlá-las. Quando sentir frustração, em primeiro lugar tente manter a calma e pense sobre o assunto de forma racional. Muitas vezes é difícil fazer isso com a cabeça quente: vá tomar um café, saia do local onde está e procure um lugar mais calmo, no meio à natureza ou foque-se em alguma coisa que o acalma.
Seja resiliente
A resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças. Não resultou dessa forma? Tente de outra forma ou adapte-se à situação. A frustração, inclusive, ajuda a desenvolver a resiliência através do choque com a realidade. Em vez de reagir por impulso, deixando a raiva e a tristeza tomar a dianteira, procure pensar em que ações você pode tomar a partir do que aconteceu.
Analise a situação como um todo
Sempre que pretende alcançar alguma coisa, estabeleça como chegar lá. Um pouco de calma e análise são necessárias. Analisar a situação como um todo, reconhecendo as limitações do caminho, estudando como superá-las e estabelecendo metas para alcançá-las pode ajudar. Se quer aprender como lidar com a frustração, não se trata de entender que as dificuldades não vão acontecer, mas sim de se preparar para diferentes resultados.
Alinhe as suas expectativas
Alinhar as expectativas está ligado ao que você idealiza mas também está relacionado com o outro. Apesar da constante vontade de controlar as coisas à nossa volta, há coisas que não estão ao nosso alcance. A mente é facilmente levada a projetar as coisas da maneira que queremos, o que o outro vai dizer, o que o outro vai sentir. Foque-se no que tem de concreto e alimente apenas pensamentos realistas.
Foque-se nas suas vitórias
Sempre que sentir-se frustrado, foque-se nas suas vitórias. Você já alcançou muita coisa, então tenha flexibilidade e empatia com si mesmo. Tente imaginar qual o conselho que você daria se essa situação estivesse a acontecer com outras pessoas. Tente analisar qual é o lado positivo. Quando uma frustração acontece, é uma forma de ver um ângulo diferente da situação, contribuindo para o seu amadurecimento emocional.
Conte com uma ajuda profissional para lidar com a frustração
Para realizar as dicas acima e aprender como lidar com a frustração, em primeiro lugar, você precisa de autoconhecimento. Nem sempre é fácil identificar o que sentimos ou como podemos racionalizar situações que nos frustram. Especialmente se isso acontece com frequência. Pode ser um sinal de imaturidade emocional ou simplesmente um momento da sua vida com o qual você não está a conseguir lidar. A tarefa do psicólogo é exatamente ajudar a ver as coisas com mais clareza.