<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cancro de estômago: se colocar este ingrediente na comida depois de cozinhada aumenta o risco de desenvolver a doença

The photo of large intestine is on the man's body against gray background, People With Stomach ache problem concept, Male anatomy
24 Maio 2024
Sandra M. Pinto

A revelação chega através dos resultados de um novo estudo.

Um novo estudo divulgado pelo Gastric Cancer relaciona o consumo excessivo de sal com a doença, principalmente quando é adicionado após a comida estar pronta.

Não é de hoje que os estudos relacionam o consumo do sal com o cancro de estômago, embora a maioria fosse focado na população Oriental, onde há um consumo maior do ingrediente. Não é de surpreender que uma pesquisa feita no Reino Unido tenha trazido resultados que ajudem a corroborar a ideia.

O estudo foi feito em parceria com a Universidade Médica de Viena e usou dados de mais de 400 mil cidadãos britânicos para obter o resultado: as pessoas que salgam a comida depois de prontas têm risco 41% maior de desenvolver cancro de estômago.

O estudo foi feito perguntando aos participantes se eles adicionavam sal após a comida estar pronta, nunca, às vezes ou sempre.

O resultado mostrou que aqueles que disseram sempre adicionar sal à comida pronta tinham risco de ter cancro de estômago 41% maior, e depois de 11 anos em que os pesquisadores acompanharam os participantes, cerca de 640 pessoas do total desenvolveram a doença.

Várias pesquisas apontam para a hipótese de que o sal enfraquece as paredes do estômago, fazendo com que a bactéria H. pylori consiga proliferar mais facilmente e, no futuro, provocar a doença.