Diversos estudos referem que o amor traz benefícios à saúde, principalmente para o bom funcionamento do coração e para evitar a depressão.
Quem vive um relacionamento estável e partilha amor têm riscos reduzidos de problemas no sistema cardiovascular. Além disso, o amor evita a solidão e amplia a sensação de bem-estar.
De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de janeiro, quem tem uma vida amorosa bem resolvida contribui de forma significativa para a saúde do coração. O amor fortalece sentimentos positivos, como o otimismo e a felicidade. Este poderoso sentimento reduz os índices de mortalidade e morbidade cardiovascular.
As relações entre a saúde do coração e o amor são observadas principalmente em pessoas mais velhas. De acordo com um estudo realizado pelo Hamad Medical Corporation – Heart Hospital, de Boston, nos Estados Unidos, viúvos ou solteiros acima dos 60 anos vivem melhor e têm mais saúde quando contam com parceiros amorosos e relações estáveis.
O amor evita a depressão e outros transtornos psicológicos, como a ansiedade. Em contrapartida, as pessoas que não amam têm mais hipóteses de morte súbita, arritmias malignas e infartos.