<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cuidado: se receber a mensagem «tem 12 horas para confirmar a sua reserva» pode estar a ser vitima do golpe que usa o Booking para roubar os seus dados bancários

19 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Golpistas aproveitam aumento de reservas de hospedagem pelo Booking para tentar enganar o máximo de pessoas

Há um truque que está a afetar os utilizadores do Booking. Este novo golpe está a causar grande preocupação entre os viajantes, à medida que os criminosos conseguem fazer com que as suas comunicações pareçam legítimas . O truque é enviar uma mensagem através do alojamento, indicando que se determinada informação não for preenchida num link, a reserva será cancelada.

Esta fraude está a aumentar devido às férias de verão e ao aumento das reservas de alojamento. O que alarme é a aparência confiável da mensagem, que integra os habituais links que as acomodações enviam para os hóspedes cadastrarem os seus documentos ou agilizarem o check-in.

Diz quem já o sofreu que os criminosos primeiro enviam uma mensagem pelo alojamento e avisam que se não preencher os dados de um link a reserva será cancelada. O desespero para não perder a reserva leva muitos a entrar no link , onde é solicitado o cartão de crédito, prometendo que não será feita nenhuma cobrança.

Uma vez lá dentro, o site imita perfeitamente o Booking solicitando informações do cartão de crédito. Em alguns casos, chega a ser enviado um segundo link solicitando novamente os dados bancários, aumentando a pressão sobre o utilizador.

O engano torna-se ainda mais credível pela regularidade deste tipo de mensagens na plataforma, que muitas vezes solicita informações para diversos fins. Porém, após receberem a mensagem, muitos utilizadores ficaram desconfiados e contataram diretamente o alojamento para verificar a autenticidade do link, descobrindo assim o golpe.