Há um truque que está a afetar os utilizadores do Booking. Este novo golpe está a causar grande preocupação entre os viajantes, à medida que os criminosos conseguem fazer com que as suas comunicações pareçam legítimas . O truque é enviar uma mensagem através do alojamento, indicando que se determinada informação não for preenchida num link, a reserva será cancelada.
Esta fraude está a aumentar devido às férias de verão e ao aumento das reservas de alojamento. O que alarme é a aparência confiável da mensagem, que integra os habituais links que as acomodações enviam para os hóspedes cadastrarem os seus documentos ou agilizarem o check-in.
Diz quem já o sofreu que os criminosos primeiro enviam uma mensagem pelo alojamento e avisam que se não preencher os dados de um link a reserva será cancelada. O desespero para não perder a reserva leva muitos a entrar no link , onde é solicitado o cartão de crédito, prometendo que não será feita nenhuma cobrança.
Uma vez lá dentro, o site imita perfeitamente o Booking solicitando informações do cartão de crédito. Em alguns casos, chega a ser enviado um segundo link solicitando novamente os dados bancários, aumentando a pressão sobre o utilizador.
O engano torna-se ainda mais credível pela regularidade deste tipo de mensagens na plataforma, que muitas vezes solicita informações para diversos fins. Porém, após receberem a mensagem, muitos utilizadores ficaram desconfiados e contataram diretamente o alojamento para verificar a autenticidade do link, descobrindo assim o golpe.