Com cada vez mais jovens sendo diagnosticados com cancro colorretal, é natural ficar nervoso com a doença. As taxas de cancro colorretal em pessoas com menos de 50 anos têm aumentado desde a década de 1990.
A razão exata pela qual as taxas estão a aumentar é desconhecida. Especialistas acham que é algo relacionado com o estilo de vida e o meio ambiente, mas exatamente o que é, não sabem. É importante estar alerta sobre o ancro colorretal — mesmo se você for jovem.
Parte disso é conhecer os sinais de alerta. E há um sintoma surpreendente em particular que tem vindo a ganhar atenção: fezes fino como um lápis.
Às vezes, os médicos veem pacientes cujas fezes são muito mais finas, ou têm a espessura e o tamanho de um lápis, que é uma descrição que alguns pacientes com cancro colorretal têm.
Isso tende a ocorrer se houver tumores perto do final do cólon ou se eles revestirem todo o interior do cólon, o que estreita qualquer passagem de fezes.
Fezes saudáveis devem ser longas e em formato de salsicha, de acordo com o Medical News Today , e sair como um pedaço ou vários pedaços menores. O mais preocupante é quando fezes finas são uma nova mudança persistente, disse o Dr. Jeffrey Dueker , gastroenterologista da UPMC e professor associado de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh.
Fezes finas como um lápis é um dos sinais menos comuns de cancro colorretal.