Partilhar

Quem o avisa seu amigo é: conheça os radares de velocidade que entram em funcionamento na semana que vem

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai ganhar 25 novos radares no dia 06 de julho, que se juntam aos 98 já existentes, anunciou a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR).

25 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Em comunicado, a ANSR explica que, dos 25 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média.

Entre outros locais, os radares vão ser instalados no IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro), A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto), IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja), IP3 (Coimbra), EN18 (Évora), EN 125 (Albufeira, Faro), EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais), IC17 (Loures), A43 (Campanhã, Porto) e no IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).

A ANSR explica que os locais dos novos radares (37 instalados em setembro de 2023 e 25 a 6 de julho) foram selecionados com base no excesso de velocidade registada naqueles locais, que se revelou relevante para a sinistralidade grave. Nestes locais, nos últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, uma média de 23 vítimas mortais por ano.

 

Relativamente aos 37 radares que entraram em funcionamento em setembro de 2023, nos locais onde foram instalados as autoridades registaram três vítimas mortais, um valor que a ANSR diz ser “substancialmente inferior” à média dos últimos cinco anos.

No total do sistema SINCRO, a funcionar há oito anos, verificou-se uma “redução significativa” da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

A ANSR recorda ainda que, nos locais onde foram instalados os novos radares registou-se, face às medições efetuadas antes da sua instalação, “uma redução média muito expressiva no número de veículos em excesso de velocidade” (cerca de 90%), tendo as maiores reduções sido verificadas nos trechos abrangidos pelos radares localizados na EN101 em Guimarães, na EN206 em Fafe, no IC2 em Coimbra, no IP7 (Eixo Norte Sul) em Lisboa e no IC17 (CRIL) em Odivelas.

A instalação destes radares permitiu aumentar o número de veículos fiscalizados. Nos primeiros cinco meses deste ano, em todo o sistema SINCRO, foram fiscalizados 92.402.878 veículos, 1,8 vezes mais do que os 51.461.809 fiscalizados em igual período do ano passado.

Na nota, a ANSR lembra que tem adotado uma política de total transparência na localização dos radares, divulgando antecipadamente os locais de instalação destes equipamentos, “maximizando a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção de comportamentos adequados ao volante”.

A este respeito, refere que a taxa de infração (nº de infrações/n.º de veículos fiscalizados) dos radares foi sempre reduzida — quando comparada com outros radares não publicitados –, com 0,55% em 2018, o que representa menos de seis veículos por cada 1.000 fiscalizados. Esta taxa continuou a baixar e, nos primeiros cinco meses de 2024, chegou aos 0,29%.

“A redução da sinistralidade, a redução de 90% no número de veículos em excesso de velocidade nos locais abrangidos pelos radares, a duplicação do número dos veículos fiscalizados e a redução para metade da taxa de infração demonstram de forma inequívoca a eficácia dos radares do SINCRO contribuindo para o grande objetivo de salvar vidas”, acrescenta a ANSR.

Mais Recentes

A contagem decrescente já começou e a SANA Hotels revela as suas opções para dar as boas-vindas a 2025

há 8 horas

Nesta unidade hoteleira a época festiva serve-se com requinte e tradição

há 9 horas

O Pai Natal dos Oceanos está de volta e convida os mais novos a visitarem o seu universo

há 10 horas

Uma consoada de excelência? É a promessa deste hotel: venha conhecê-la

há 11 horas

À mesa do Po Tat o vinho é o protagonista da refeição e espera pela sua companhia

há 12 horas

Se gostava de viver um Natal tailandês saiba que não precisa de apanhar o avião: basta passar no BAAN Saraiva’s 

há 13 horas

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 14 horas

Dia Mundial de Luta Contra a Sida: «A ignorância em relação às formas de transmissão está na origem da discriminação destes doentes», Fausto Roxo, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da SPMI

há 15 horas

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 1 dia

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 1 dia

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 1 dia

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 1 dia

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 1 dia

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 2 dias

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 2 dias

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 2 dias

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 2 dias

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 2 dias

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 3 dias

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.