Este sistema robótico de alto desempenho e porta única melhora significativamente a precisão e a flexibilidade das intervenções cirúrgicas, realizando procedimentos complexos minimamente invasivos através de uma única incisão.
Implementado a partir de 2018 nos EUA e a partir de 2022 no Japão, o sistema robótico da Vinci SP permite a realização de procedimentos cirúrgicos complexos através de uma única incisão, ou de um acesso natural, integrando tecnologia robótica de ponta, visão 3D e controlo avançado para otimizar a precisão no bloco operatório. Esta inovação não só beneficiará os doentes ao reduzir os tempos de recuperação, cicatrização e internamento hospitalar, como também proporcionará aos cirurgiões instrumentos de vanguarda para melhorar os resultados cirúrgicos.
Pablo Díez, Diretor- Geral da Excelência Robótica ,em Portugal, acrescenta: “A obtenção da marcação CE para o sistema robótico da Vinci SP marca um antes e um depois na cirurgia europeia. Não estamos a falar apenas de um avanço tecnológico, mas de uma mudança profunda na forma como a cirurgia é concebida e realizada. Para os pacientes, cirurgiões e todo o sistema de saúde, este sistema representará uma melhoria substancial na qualidade, eficiência e resultados dos procedimentos cirúrgicos”.
O sistema robótico da Vinci SP apresenta uma precisão melhorada, instrumentação flexível e um design inovador que facilita o acesso e a visibilidade em áreas cirúrgicas complexas. Além disso, a formação e o desenvolvimento de competências para os cirurgiões e as equipas cirúrgicas garantem a máxima eficiência e segurança na sua utilização.
Os sistemas de saúde europeus preparam-se, assim, para dar um significativo passo em frente, consolidando a sua posição de vanguarda na medicina mundial e reafirmando o seu compromisso com a inovação e a excelência nos cuidados de saúde.