É nossa tendência natural projetar características e emoções humanas nos cães, mas vejamos o que os especialistas caninos têm a dizer.
Ladrar ao carteiro
Todos os dias o carteiro entrega cartas e pacotes, e todos os dias seu cão ladra. . Esse comportamento canino significa que seu amigo de quatro patas odeia os carteiros? «Ladrar para as pessoas do lado de fora é um comportamento de proteção», diz Gary Richter, DVM, veterinário e fundador da Ultimate Pet Nutrition. «Os cães veem a sua casa como o seu território, e qualquer pessoa que se aproxime do seu território é uma ameaça potencial, então eles ladram para afastar o intruso.”
Beliscar e morder
Pequenos beliscões de amor são doces e adoráveis, mas tem de eliminar esse comportamento canino pela raiz, pois é um erro de treino do qual você se arrependerá quando os dentes adultos do seu animal de estimação aparecerem. Morder também pode ser resultado da ansiedade e do stress de um cão, ou um sinal de alerta de que seu cão está com dor , especialmente se ele morde quando lhe toca ou move.
Implorar por comida
«Os cães são, por natureza, alimentadores oportunistas. A maioria aceita com prazer qualquer tipo de comida, a qualquer hora do dia», diz o Gale, que refere que não podemos colocar toda a culpa nos cães. «Na verdade, os humanos reforçam o comportamento de implorar quando reagem e partilham a comida com o cão. Ele aprende rapidamente que esta é uma tática de sucesso para conseguir comida extra».
Fazer as necessidades dentro de casa
Mas o que acontece quando o seu cão treinado em casa de repente começa a fazer as necessidades dentro de casa? Não é necessariamente devido ao mau comportamento. O cão pode ter um problema médico latente, como incontinência urinária, doença inflamatória intestinal, infecções do trato urinário ou até mesmo insuficiência renal.
Rebolar por cima de coisas mal cheirosas
Os cães têm mais de 300 milhões de receptores olfativos nos seus narizes, enquanto os humanos têm apenas seis milhões. As opiniões deles sobre o que constitui um perfume atraente são muitas vezes diferentes das nossas. Pensa-se que o comportamento de rolar em coisas mortas ou especialmente fedorentas pode ter surgido como uma forma de disfarçar o cheiro do cão, o que poderia ser útil para a caça.
Comer coisas nojentas
Assim como o olfato de um cão é altamente avançado, seu paladar é muito diferente do nosso. Os cães originalmente evoluíram como necrófagos. O trato gastrointestinal de um cão pode processar bactérias e outros contaminantes que deixariam um ser humano doente e muitas vezes é capaz de extrair algum valor nutricional de coisas ‘nojentas’.
Procurando o lugar perfeito para “ir à casa de banho”
Há três razões possíveis para esse comportamento canino. Uma teoria é que o cão pisa a erva em busca de um lugar limpo para fazer defecar. A segunda é que ele está examinando a área à procura de predadores antes de partir. Mas um estudo descobriu aquela que pode ser a razão mais fascinante: Um estudo realizado na Europa descobriu que os cães tendem a alinhar-se numa posição norte-sul quando fazem defecam.
Cheirando virilhas
Embora esse comportamento canino represente uma situação embaraçosa, é totalmente normal e não é algo pelo qual você deva se envergonhar. Os cães recolhem muitas informações vitais através do nariz, e as fontes mais concentradas de feromônios estão nas áreas da virilha ou do traseiro, quer se tenha duas ou quatro pernas.
Correndo enquanto dormem
Isso geralmente significa que eles estão a sonhar e, felizmente, geralmente não tem nenhum significado médico.
Ser agressivo com outros cães
Muitos cães ficam ansiosos ou desconfortáveis ao interagir com outros cães. Isso pode ser devido à genética, a experiências passadas negativas ou falta de socialização precoce adequada quando cachorro.
Lambendo rostos (e outras partes do corpo)
Vamos começar pela área do corpo mais lambida: o rosto. Lamber o rosto, especialmente ao redor da boca, é um comportamento normal e amigável de saudação que os cães costumam demonstrar para outros cães quando dizem olá. E quanto a outras partes do corpo? No que diz respeito aos pés, dedos e entre os dedos das mãos: quanto mais forte o cheiro, maior a atração.
Correr atras do seu próprio traseiro
É um comportamento cómico de se observar, mas também pode ser uma daquelas coisas que os cães fazem para avisar que estão doentes. O que pode estar a acontecer? podem ter as glândulas anais obstruídas ou infectadas.
“Apalpar” o dono
Os cães são bastante táteis, esta é a versão deles de dar as mãos. Embora a maioria dos cães não goste da restrição de um abraço, eles gostam de fazer contato com os seus amigos mais próximos colocando uma pata neles, e com os companheiros humanos não é diferente.
Esconder coisas
Correr para a porta
Os cães podem estar mortos para o mundo quando estão a dormi, mas instantaneamente ganharão vida e correrão para a porta quando ela se abrir. Esse comportamento canino é semelhante ao nosso quando somos surpreendidos por alguma coisa – entramos em ação para ver o que está a acontecer. Este é um comportamento instintivo de autoproteção. Algo mudou repentina e inesperadamente e eles não sabem o que pode estar a entrar pela porta.
Agarrar coisas durante uma caminhada
Pode ser qualquer coisa, desde um pedaço de pau até uma máscara usada que alguém deixou cair. Os cães usam a boca da mesma forma que as crianças humanas usam as mãos. Muitos cães são naturalmente curiosos sobre o mundo e, se acharem um objeto interessante, podem querer pegá-lo, segurá-lo ou carregá-lo durante um tempo.
Balançar o rabo para a esquerda
Uma cauda baixa e com um arco largo e abrangente é um abanamento amigável, enquanto uma cauda alta e rígida pode indicar agressão ou excitação. Mas por que os cães balançam o rabo para a esquerda? Estudos recentes sobre a linguagem corporal dos cães sugerem que pode haver uma diferença em como os movimentos do rabo esquerdo e direito são interpretados por outros cães e em como os cães se sentem quando abanam o rabo para a esquerda e para a direita. Os cães permaneceram relaxados quando viram imagens de outro cão abanando o rabo para a direita, mas quando os cães viram a imagem do rabo abanando para a esquerda, isso provocou ansiedade.