Partilhar

“O Homem Mais Rico de Sempre”: conheça Jakob Fugger, o capitalista que tinha mais dinheiro que Bill Gates, Warren Buffet, Carlos Slim e Mark Zuckerberg em conjunto

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 9 de julho, “O Homem Mais Rico de Sempre”, do jornalista Greg Steinmetz, biografia do alemão Jakob Fugger (1459-1525), o mais poderoso banqueiro de todos os tempos, que terá sido mais rico que Bill Gates, Warren Buffet, Carlos Slim e Mark Zuckerberg em conjunto.

5 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Como se explica então que poucos tenham ouvido falar de Jakob Fugger? E que, em vez disso, saibamos tanto sobre alguns de seus contemporâneos, como os Médici, Lucrécia Bórgia ou Nicolau Maquiavel? O autor considera que, por ser alemão, Fugger não se tornou conhecido no mundo anglófono, mas também por ser discreto, não se ter candidatado a cargos políticos, patrocionado artistas renascentistas e mandado construir palácios ou templos… E foi exatamente isso que o motivou a escrever sobre quem considera ser o primeiro capitalista de sempre, que criou a primeira multinacional, estimulou a reforma protestante e criou formas de financiamento ainda hoje usadas na banca internacional.

Porque enquanto Colombo navegava à descoberta de novos mundos e Leonardo Da Vinci pintava La Gioconda, o neto de um camponês tornava-se o homem mais rico de sempre. Jakob Fugger nasceu e viveu na Alemanha nos séculos XV e XVI. Quando morreu, a sua fortuna ascendia a dois por cento da riqueza produzida na Europa – o que se explica pela sua conjunção verdadeiramente invulgar de talento, frieza, determinação e ousadia. Numa época em que os poderes dos monarcas e da Igreja eram avassaladores, este plebeu e neto de camponeses, tornado comerciante e banqueiro, desafiou-os e impôs-lhes a sua visão de homem de negócios. Convenceu o Vaticano a permitir a cobrança de juros sobre os empréstimos, uma prática até então proibida, e exigiu a reis e rainhas que pagassem o que lhe deviam – com juros. Este alemão obstinado operou profundas alterações que ajudaram a moldar o mundo do dinheiro tal como o conhecemos hoje, mas fez mais do que isso. Entre outras façanhas, esteve nas origens da Reforma de Martinho Lutero e terá patrocinado a viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães. Foi também graças à sua fortuna colossal que os Habsburgo se tornaram soberanos de um mítico império onde o Sol nunca se punha…

Jakob Fugger mudou o curso da História porque viveu numa época em que, pela primeira vez, o dinheiro foi o elemento determinante na guerra, e, portanto, na política.Viveu em palácios e possuía uma rede de castelos. Na geração que o precedeu, os Médici tiveram muito dinheiro, mas Fugger foi o primeiro de sempre a ter contas com sete dígitos.Mas será que o êxito lhe trouxe felicidade? Provavelmente não, pelo menos em termos convencionais. Junto do seu leito de morte estiveram apenas aqueles a quem pagou para o servirem, enquanto a mulher o enganava com o amante. Ainda assim, pode dizer-se que foi bem-sucedido de acordo com o seu próprio critério. O seu objetivo não foi, nem o conforto, nem a felicidade, mas acumular dinheiro até ao fim. Os seus métodos abriram caminho a cinco séculos de capitalismo. Foi o primeiro dos homens de negócios da era moderna por ter sido o primeiro a perseguir a riqueza pela riqueza, sem receio de ser condenado ao Inferno. Para percebermos a forma como o nosso sistema financeiro funciona e a maneira como foi criado vale a pena tentarmos perceber Jakob Fugger.

Greg Steinmetz é licenciado em História e Alemão e mestre em Jornalismo. Foi jornalista durante 15 anos e trabalhou em títulos como “The Wall Street Journal”, tendo chefiado as respetivas delegações de Londres e Berlim. Trabalhou ainda como analista de valores imobiliários e numa empresa nova-iorquina de fundos de investimento. Publicou os livros American Rascal: How Jay Gould Built Wall Street’s Biggest Fortune e o presente O Homem mais Rico de Sempre.

Mais Recentes

MSC Cruzeiros inaugura o maior Terminal de Cruzeiros do mundo

há 16 horas

Uma pergunta que importa fazer: perda súbita de peso nas pessoas após os 60 anos é normal?

há 17 horas

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 18 horas

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 18 horas

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 18 horas

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 19 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 19 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 19 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 21 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 21 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 22 horas

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 22 horas

Entenda os efeitos do café e do chá nas suas capacidades cognitivas se já passou dos 60 anos

há 22 horas

Musculação depois dos 60 anos ajuda a garantir saúde e a retardar doenças

há 22 horas

Este é (novamente) o destino preferido dos portugueses para a Páscoa

há 23 horas

Os 7 melhores destinos para viajantes séniores: um deles é português

há 23 horas

Como cuidar da saúde aos 60 anos? 5 dicas da ciência para viver melhor esta etapa

há 23 horas

Na próxima sexta-feira o Cristo Rei “pinta-se” de azul (e nada tem que ver com futebol)

há 23 horas

Pode acontecer a qualquer um: como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

há 23 horas

Esteja frio ou calor: isto é o que significa ter as mãos sempre frias

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.