A batata doce tem antioxidantes em abundância. Nem todas as batatas doces são laranjas. A sua pele e interior podem ser brancas, amarelas, castanhas, vermelhas, rosa e roxas. A gama de cores traz diferentes nutrientes. Acredita-se que a batata-doce roxa contém níveis super elevados de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. À medida que essas substâncias passam pelo sistema, equilibram os radicais livres – substâncias químicas que prejudicam as células.
Apenas uma batata-doce média assada pode fornecer ao corpo 400% da vitamina A necessária para manter os olhos e a pele saudáveis e ajudar a evitar doenças.
A batata-doce alaranjada contém betacaroteno, um antioxidante que combate doenças, como certos tipos de cancro e doenças oculares.
A maneira como se cozinha sua batata-doce pode fazer uma grande diferença na nutrição que dela se obtém. Um estudo mediu quantos carotenoides, como o betacaroteno, permaneceram na comida e método mais simples, assar no forno, acabou por se revelar como o melhor.
Investigadores descobriram que estas batatas coloridas têm uma proteína única chamada inibidor de protéase. Quando testado contra células cancerígenas, pareceu interromper algum crescimento.
A batata-doce é rica em vitamina C, que acelera o sistema imunológico. Altos níveis de potássio ajudam a controlar a pressão arterial, enquanto o cálcio fortalece os ossos.
Batatas brancas têm alto índice glicêmico, que mede a rapidez com que os alimentos afetam o açúcar no sangue. A batata doce tem uma taxa mais baixa. Elas também têm mais fibra o que retarda a digestão e mantém a pessoa sentindo-se mais cheia por mais tempo.
Para uma refeição satisfatória, asse-as com pele. As batatas doces têm menos de calorias e carboidratos. Elas são também uma boa fonte de ferro.