Os emojis nasceram na década de noventa, quando o japonês Shigetaka Kurita projetou os primeiros 176 emojis para a empresa de telefonia NTT Docomo.
Hoje são parte indispensável na altura de nos comunicarmos através de aplicativos de mensagens e redes sociais. Na verdade, alguns consideram que, juntos, eles formam a primeira linguagem nascida no mundo digital.
Embora alguns sejam muito fáceis de entender, outros são um pouco mais enigmáticos ou transmitem muito mais do que aparentam, como é o caso do emoji de borboleta. Embora esteja claro que representa o inseto, o design também tem outros significados que muitos desconhecem.
O emoji de borboleta morpho ou monarca – dependendo da plataforma – que aparece com as asas abertas pode ser usado para “representar uma mariposa e ideias de beleza e felicidade”, de acordo com a Emojipedia, a enciclopédia de pictogramas.
A ‘bíblia’ desses símbolos não aprofunda mais sobre o assunto, mas o site Emojiterra concorda que este design representa uma borboleta literalmente, mas também pode simbolizar coisas como “transformação, liberdade, beleza e natureza”.