<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

“Consumir de preferência até” e “prazo de validade” dos alimentos não são a mesma coisa: esclareça aqui os dois conceitos e não seja engando

19 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

São dois conceitos diferentes que muitas vezes confundimos. Um deles refere-se à segurança e o outro à qualidade. 

A data de consumo indica o momento até o qual o alimento mantém a qualidade esperada. Passado este tempo, os alimentos permanecem seguros desde que sejam seguidos os conselhos de conservação e a sua embalagem não seja danificada. No entanto, pode começar a perder sabor e textura.

Esta data de validade aparece numa grande variedade de alimentos refrigerados, congelados, secos (massas, arroz, etc.), enlatados e outros alimentos, como óleo vegetal, chocolate, etc.

Antes de deitar fora os alimentos por terem ultrapassado o seu limite de “consumo preferencial”, é  recomendado verificar se tem bom aspeto, cheiro e sabor, certificando-se de que a embalagem está intacta. Da mesma forma, é aconselhável seguir as instruções que aparecem na embalagem do alimento, por exemplo: “uma vez aberta a embalagem consumir em até três dias”.

Por outro lado, a data de ‘validade’ indica o tempo até o qual o alimento pode ser consumido com segurança. Esta data aparece em alimentos altamente perecíveis, como peixes ou carnes frescas, que não devem ser consumidos após a data recomendada.

É importante seguir as instruções de armazenamento, como “guardar no frigorifico” ou “armazenar entre 2-4°C”; Caso contrário, a comida estragar-se-á mais cedo e existe o risco de intoxicação alimentar.

Produtos que ultrapassaram o prazo de validade não podem ser consumidos. O que podemos fazer, se percebermos que a data se aproxima e não vamos consumi-los, é congelá-los : carnes, peixes, até salmão defumado ou presunto cozido. Ao descongelar estes produtos devemos utilizá-los em menos de 24 horas.