Partilhar

Cancro do pulmão: especialistas pressionam criação de rastreio da neoplasia que mais mata em Portugal

Oito sociedades médicas e outras instituições da área da saúde juntaram-se num documento com recomendações para pressionar a criação de um rastreio nacional ao cancro do pulmão, a neoplasia que mais mata em Portugal, e que será hoje apresentado.

25 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

O documento, que será apresentado a propósito do Dia Mundial do Pulmão, que hoje se assinala, contou com a participação de peritos de várias áreas relacionadas com o diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão, incluindo pneumologistas, radiologistas, oncologistas, cirurgiões torácicos, especialistas em Saúde Pública e em Medicina Geral e Familiar.

Em declarações à Lusa, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), António Morais, sublinhou a importância do diagnóstico precoce, num cancro que tem cerca de 5.000 novos diagnósticos/ ano e provoca 4.500 mortes anuais em Portugal.

O responsável frisou que o combate deve ser feito em duas frentes: rastreios para ter um diagnóstico mais rápido e políticas que apostem na luta contra o tabagismo.

“Este duplo caminho é o que temos [de fazer] para efetivamente diminuir este drama relacionado com o cancro do pulmão”, afirmou.

António Morais lembrou que as tentativas de programas de rastreio com radiografia “nunca mostraram evidência do seu benefício” e explicou que, recentemente, o rastreio com TAC (Tomografia Computorizada) de baixa dose “mostrou um benefício significativo, com deteção precoce de lesões”, o que levou, nalguns casos, a uma diminuição da mortalidade em 20 a 25%.

Num artigo publicado no Pulmonology Journal, os peritos portugueses fazem uma série de recomendações para a concretização de um programa de rastreio de cancro do pulmão em Portugal, que consideram ser “uma necessidade urgente” no país.

A idade (dos 50 aos 75 anos), os hábitos tabágicos (ser fumador ou ter deixado de fumar há menos de 15 anos) e a carga tabágica (mais de 20 maços de tabaco por ano) são os critérios de elegibilidade para o programa de rastreio.

Recomendam que se faça rastreio todos os anos a esta população e defendem que a combinação dos rastreios com a cessação do tabagismo “é crucial para aumentar a adesão à triagem e melhorar a relação custo-eficácia”.

“Ao fazer TAC anualmente consegue-se detetar um número maior de lesões que são passíveis de ser ressecadas cirurgicamente e que têm potencial curativo”, explica António Morais.

No caso dos resultados positivos, os peritos traçam uma série de recomendações de seguimento e tratamento, consoante o grau de risco do tumor detetado, sugerindo que o programa possa avançar com um projeto-piloto.

Questionado sobre como chegar a esta população, admitindo que muitos não têm médico de família, António Morais disse que os centros de saúde, que já hoje informam quem está dentro dos respetivos critérios para os rastreios de outros cancros, podem fazer esse contacto com os utentes.

Referiu que não há muitos países na Europa com rastreios nacionais ao cancro do pulmão, mas apontou os exemplos de alguns que mostram resultados, como a Republica Checa, Polónia e Croácia.

O documento de consenso com as recomendações envolveu especialistas da SPP, da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN), da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (GRESP).

Contou ainda com a colaboração de elementos da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica (SPAP), da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular (SPCCTV), da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).

O anterior ministro da Saúde, Manuel Pizarro, tinha anunciado o alargamento dos rastreios ao cancro do pulmão, mas o projeto nunca avançou.

A Lusa questionou o Ministério da Saúde sobre esta matéria, mas não obteve resposta.

SO // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Um toque de elegância e glamour nesta época festiva é a proposta desta marca

há 8 horas

Se tem o hábito de conduzir na via do meio, cuidado: há multas (pesadas) e pode ficar sem a carta

há 8 horas

Até podem ser os mais felizes, mas os finlandeses não são, de todo, os mais saudáveis do mundo

há 9 horas

Esta coca-cola vai ser retirada do mercado, e nós descobrimos o motivo

há 9 horas

Estes são os efeitos no cérebro do uso diário do TikTok e do Instagram, segundo a neurociência

há 9 horas

Quando for usar a garrafa do óleo não deite fora a tampa: ela tem uma função que poucos conhecem

há 10 horas

Costuma chorar quando vê filmes ou lê livros tristes? Cuidado: pode ser um sinal de morte prematura, dizem os cientistas

há 10 horas

Poupe até 50 euros por mês na conta da luz: saiba aqui o que deve fazer

há 10 horas

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 10 horas

Estas pessoas já morreram mas continuam a fazer (muito) dinheiro: saiba como isso é possível

há 10 horas

Da disenteria à hepatite A: os principais riscos para a saúde pública das vítimas da DANA

há 11 horas

Portagens vão aumentar em 2025: saiba aqui quanto vai ter de pagar a mais

há 12 horas

Será que se podem comer ovos fora do prazo? Saiba se ainda são bons para consumir não pondo em causa a saúde

há 12 horas

Bloqueio nas artérias: fique alerta a estes primeiros sintomas

há 13 horas

Cancro nos testículos: os primeiros sinais aos quais se deve prestar muita atenção

há 13 horas

A Primark tem o casaco perfeito para os dias mais frios: tem um look luxuoso e custa apenas 16 euros

há 13 horas

Lidl surpreende com invenção “luxuosa” para deixar a casa em ordem sem gastar uma fortuna

há 14 horas

Opinião: «Hidroterapia do cólon para manter a saúde dos intestinos», Magda Moita, enfermeira

há 15 horas

Vá já buscar o seu porta-moedas: olhe com atenção pois há uma moeda a circular que pode valer mais de 500 euros

há 15 horas

Análise ao sangue pode vir a detetar 12 tipos de cancro, revelam especialistas

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.