Partilhar

Quem o avisa seu amigo é: esta é a ‘armadilha’ que os supermercados usam para vender mais

São muitas as diferentes estratégias para seduzir e aumentar as compras dos clientes. 

14 Outubro 2024
Forever Young

O objetivo dos estabelecimentos é obter o maior lucro possível e para tal aplicam todas as medidas para atrair a atenção do consumidor. Porém, do lado oposto está o cliente que deseja obter os itens de que precisa pelo melhor preço possível.

Desde mudar a localização dos produtos básicos até brincar com as cores , essas são apenas algumas das estratégias de marketing mais comuns utilizadas pelas grandes lojas para aumentar as vendas.

Estratégias de marketing que os supermercados utilizam para atrair a atenção dos clientes e incentivar as compras

Um dos truques mais comuns para atrair clientes é utilizar cartazes promocionais na entrada do supermercado para dar a impressão de que os preços são especialmente baixos.

Da mesma forma, o vermelho é fundamental para destacar produtos baratos e promocionais, já que existem muitos cartazes desta cor e a nossa mente associa-o a descontos.

A posição de produtos também desempenha um papel importante. Juntar itens complementares para que sejam adquiridos na mesma altura costuma ser uma estratégia muito utilizada por grandes lojas. Por exemplo, coloque a massa ao lado do molho.

Outra técnica muito útil é colocar ao nível dos olhos os produtos caros e os produtos de marca branca mais baratos e sofisticados, com o objetivo de que o cliente chegue primeiro a estes últimos.

Chocolates e doces , em geral, costumam ficar a uma altura acessível para que os mais pequenos possam agarrar neles sem problemas.

Os itens essenciais geralmente são colocados no final da loja para que o consumidor percorra mais corredores e veja os chamados ‘ produtos irracionais’ , que são aqueles que não tinha planeado comprar mas que acabam no carrinho das compras.

Outro aspeto que convida à compra são as ofertas 3×2, 2×1 ou descontos de 25% em produtos com prazo de validade prestes a expirar.

Os supermercados também tocam música para gerir as ações dos consumidores. Embora possamos pensar que esta escolha é aleatória, a verdade é que, segundo um estudo de Charles Areni e David Kim publicado em 1993, a música mais lenta incentiva-nos a ir mais devagar e com calma no processo de compra, enquanto a música mais rápida nos faz comprar muito mais rápido e com mais urgência.

Mais Recentes

Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações

há 8 horas

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 9 horas

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 10 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 10 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 11 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 11 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 12 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 12 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 13 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 13 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 13 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 13 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 14 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 14 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 14 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 15 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 15 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 15 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 15 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.