<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quem o avisa seu amigo é: esta é a ‘armadilha’ que os supermercados usam para vender mais

14 Outubro 2024
Forever Young

São muitas as diferentes estratégias para seduzir e aumentar as compras dos clientes. 

O objetivo dos estabelecimentos é obter o maior lucro possível e para tal aplicam todas as medidas para atrair a atenção do consumidor. Porém, do lado oposto está o cliente que deseja obter os itens de que precisa pelo melhor preço possível.

Desde mudar a localização dos produtos básicos até brincar com as cores , essas são apenas algumas das estratégias de marketing mais comuns utilizadas pelas grandes lojas para aumentar as vendas.

Estratégias de marketing que os supermercados utilizam para atrair a atenção dos clientes e incentivar as compras

Um dos truques mais comuns para atrair clientes é utilizar cartazes promocionais na entrada do supermercado para dar a impressão de que os preços são especialmente baixos.

Da mesma forma, o vermelho é fundamental para destacar produtos baratos e promocionais, já que existem muitos cartazes desta cor e a nossa mente associa-o a descontos.

A posição de produtos também desempenha um papel importante. Juntar itens complementares para que sejam adquiridos na mesma altura costuma ser uma estratégia muito utilizada por grandes lojas. Por exemplo, coloque a massa ao lado do molho.

Outra técnica muito útil é colocar ao nível dos olhos os produtos caros e os produtos de marca branca mais baratos e sofisticados, com o objetivo de que o cliente chegue primeiro a estes últimos.

Chocolates e doces , em geral, costumam ficar a uma altura acessível para que os mais pequenos possam agarrar neles sem problemas.

Os itens essenciais geralmente são colocados no final da loja para que o consumidor percorra mais corredores e veja os chamados ‘ produtos irracionais’ , que são aqueles que não tinha planeado comprar mas que acabam no carrinho das compras.

Outro aspeto que convida à compra são as ofertas 3×2, 2×1 ou descontos de 25% em produtos com prazo de validade prestes a expirar.

Os supermercados também tocam música para gerir as ações dos consumidores. Embora possamos pensar que esta escolha é aleatória, a verdade é que, segundo um estudo de Charles Areni e David Kim publicado em 1993, a música mais lenta incentiva-nos a ir mais devagar e com calma no processo de compra, enquanto a música mais rápida nos faz comprar muito mais rápido e com mais urgência.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 7 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 18 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 19 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.