Os “clássicos” assumem esta descrição por uma razão simples. Correspondem a obras literárias escritas por algumas das personagens mais marcantes da nossa História. Estes incríveis escritores foram capazes de criar narrativas que abordam personagens, temas e sentimentos que são intemporais. A essência destas tramas continua a ser relevante nos dias de hoje.
Nesta fase difícil que enfrentamos, repleta de incerteza e ansiedade, provocada pela pandemia torna-se ainda mais pertinente ter a oportunidade de ler alguns destes livros, capazes de acrescentarem real valor à nossa existência. Se gosta de ler é normal que conheça bem a forma como um livro pode ajudar-nos a ganhar perspetiva sobre um determinado tema.
Mesmo que não seja o maior fã de leitura – ou simplesmente não tenha tanto tempo para esta atividade – estes são alguns dos livros que não deve mesmo deixar de ler. Nem que seja pelo menos uma vez na vida.
Aproveite a Feira do Livro, tanto em Lisboa como no Porto, para adquirir algumas destas narrativas imperdíveis.
- “Mataram a Cotovia”, de Harper Lee
Publicado em 1960, este clássico intemporal explora o comportamento humano e a consciência coletiva das comunidades do Sul dos EUA. O humor entrelaça os delicados fios de preconceito, ódio, hipocrisia, amor e inocência para criar um dos melhores romances já alguma vez escritos.
- “1984”, de George Orwell
Embora o ano de 1984 já tenha passado, a verdade é que esta história distópica de um mundo totalitário, caracterizado por mentiras e pelo medo, nunca foi tão relevante como agora. Mergulhe na vida de Winston Smith enquanto ele luta contra o desenvolvimento da sua própria natureza humana, num mundo onde a individualidade, o livre-arbítrio e o amor são proibidos.
- “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald
Publicado em 1925, este popular livro de Fitzgerald explora a decadência da “Era Jazz” através do olhar de um individuo que é apresentado a este mundo de glamour e riqueza, que, no entanto, parece incapaz de produzir felicidade.
- “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen
Esta uma das histórias de amor mais conhecidas de sempre. A narrativa aborda a paixão entre duas personagens que vivem num mundo dominado pelas regras estabelecidas e por uma falsa cortesia.
- “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien
A Terra Média é um mundo fantástico repleto de incríveis histórias, personagens e intrigas. A batalha entre o Bem e o Mal é descrita através da missão quase impossível de Frodo Baggins para salvar a humanidade.
- “O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank
Esta inesquecível e influente obra literária marcou toda uma geração pelo seu retrato cru e real da vida de uma rapariga que se vê obrigada a fugir da invasão Nazi. Apesar das suas terríveis circunstâncias Anne Frank mantém-se sempre um exemplo de esperança e compaixão.
- “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott
A história de quatro irmãs, cada uma com a sua personalidade única, que vivem a sua juventude durante um encantador século XIX. As suas ambições, frustrações e desafios fazem parte desta jornada de crescimento.
- “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury
Neste mundo distópico os livros são proibidos e a missão do protagonista Guy Montag é exatamente queimar todos os livros com que se depare. Bradbury é muitas vezes comparado a George Orwell pelo comentário crítico social que os seus livros oferecem.
- “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.K Rowling
É praticamente impossível nunca ter ouvido falar de Harry Potter mas já alguma vez leu os livros? O primeiro livro da saga é já um clássico que retrata a introdução do pequeno Harry ao mundo da magia e fantasia.
- “Jane Eyre”, de Charlotte Bronte
Uma das heroínas mais inspiradoras da literatura, Jane Eyre é uma mulher forte, capaz de ultrapassar as difíceis circunstâncias que marcam a sua juventude durante a Era Victoriana.
- “Animal Farm”, de George Orwell
Esta inesquecível sátira política e social retrata bem os riscos associados aos movimentos revolucionários e às dinâmicas que marcam as sociedades modernas.
- “À Espera no Centeio”, de J.D Salinger
Esta obra retrata bem os desafios do período de adolescência, sobretudo o isolamento muitas vezes por aqueles que começam a conquistar o seu próprio espaço. Acompanhe a jornada do jovem de 16 anos Holden Cautfield e retire as suas próprias conclusões.
- “E Tudo o Vento Levou”, de Margaret Mitchell
Se gostou do filme então o mais provável é que adore o livro. Esta narrativa familiar retrata bem os complicados temas que marcaram a Guerra Civil norte-americana.
- “Charlotte`s Web”, de E.B White
Junte-se a Charlotte, uma aranha amorosa e generosa, e Fern, uma filha de um agricultor, enquanto eles tentam salvar Wilbur, o leitão, de se tornar numa bela refeição.
- “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck
Publicado em 1939, este livro conta uma história que se desenrola durante A Grande Depressão nos EUA. Aqui acompanhamos a viagem de uma família que é “forçada” a ir viver para a Califórnia. Um retrato do conflito entre os poderosos e os desprotegidos.
- “O Senhor das Moscas”, William Golding
Este clássico retrata a vida de um conjunto de rapazes que acabam desterrados numa ilha remota. A sua vida agradável e tranquila rapidamente se transforma em algo bastante mais primitivo e assustador.
- “Um Conto de Duas Cidades”, de Charles Dickens
Depois de 18 anos na prisão, Dr. Manette é agora libertado e regressa a Inglaterra para estar com a sua filha Lucie. Já na sua terra-natal, dois homens vão se apaixonar pela sua filha e iniciar uma história complexa e repleta de sacrifícios.
- “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare
Provavelmente a história de amor mais conhecida de sempre. Uma épica tragédia que explora a euforia do desejo e a intensidade da vingança.
- “À Boleia pela Galáxia”, de Douglas Adams
Prepare-se para acompanhar Arthur Dent nesta viagem inesquecível pelo Universo. Um retrato mirabolante de um humano que tem que refazer a sua vida após o planeta Terra ser destruído.
- “A Cor Púrpura”, de Alice Walker
Vencedor de múltiplos prémios, este livro é um retrato devastador da vida das mulheres negras nos anos 30 nos EUA. A crua realidade vai chocá-lo.
- “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll
Bizarro e curioso. Este livro explora como nenhum outro o potencial da imaginação e a realidade da ficção. Se gosta de escapar da realidade, então este livro é ideal para si.
- “Frankenstein”, de Mary Shelley
Uma combinação incrível de um thriller gótico e de uma novela romântica é o resultado da obra criada por Shelley. Com apenas 18 anos esta escritora teve a capacidade de refletir sobre aquilo que nos torna realmente humanos.
- “As Aventuras de Hucleberry Finn”, de Mark Twain
O clássico dos clássicos. Um profundo e complexo retrato daquilo que é uma verdadeira relação de amizade. Inesquecível.
- “Ratos e Homens”, de John Steinbeck
A história complexa de dois trabalhadores e dos seus sonhos. À medida que a sua amizade se desenvolve, também a sua relação se parece complicar.
- “A Rapariga que Roubava Livros”, de Markus Zusak
Esta história acompanha a vida de uma rapariga durante a 2ª Guerra Mundial, cuja missão é salvar os livros da tirania Nazi. A sua família protege e esconde um judeu ao longo desta narrativa que assinala a importância da coragem e da amizade.