<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Universidade portuguesa reafirma posição entre as 500 melhores do mundo

9 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

A Universidade de Coimbra (UC) volta a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR), ao alcançar o top das 500 melhores universidades do mundo na edição de 2025, divulgada hoje.

De acordo com os resultados disponibilizados, a Universidade de Coimbra volta a posicionar-se no intervalo 401-500 entre as 2 092 instituições de ensino superior de todo o mundo que foram analisadas. Já em Portugal, a Universidade de Coimbra situa-se no patamar mais elevado das universidades portuguesas, a par com as Universidades de Lisboa e do Porto.

 

Ambiente de Investigação (Research Environment) foi o pilar onde a Universidade de Coimbra registou o melhor desempenho, alcançando a 249ª posição a nível global, o que representa uma subida de 29 posições face à última edição. Neste pilar, foram avaliadas métricas relacionadas com produtividade científica, receitas provenientes da investigação e a reputação de investigação.

 

“Conseguirmos alcançar, uma vez mais, uma posição entre as 500 melhores universidades do mundo reforça a nossa estratégia de consolidação e compromisso contínuo com a investigação, que tem sido reconhecida em vários rankings internacionais, como os dois que foram conhecidos hoje, o THE WUR 2025 e o CWTS Leiden Ranking Open Edition 2024, que posicionou a UC como a 90ª melhor universidade europeia e a 319ª melhor universidade no mundo na produção científica”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

 

No total, o THE World University Rankings 2025 avaliou 18 indicadores de desempenho, de cinco grandes pilares: Ensino (Teaching), Ambiente de Investigação (Research Environment), Qualidade da Investigação (Research Quality), Perspetiva internacional (International Outlook) e Indústria (Industry).