O Portal eCycle organizou uma lista dos que estão presentes em cosméticos que devem ser evitados ou utilizados com cautela devido aos seus efeitos prejudiciais para a saúde.
Triclosan
Pode ser considerado como um potente bactericida e está presente em sabonetes, pastas de dente e desodorizantes. O uso indiscriminado de itens que possuem triclosan pode desregular o sistema de defesa do corpo humano e reduzir as funções musculares, podendo atingir o coração.
Triclocarban
A substância tem as mesmas funções do triclosan: pode ser encontrada principalmente em sabonetes, antitranspirantes, desodorizantes e cremes para limpeza facial. O problema que envolve o triclocarban está relacionado com o processo de bioacumulação em organismos aquáticos, que faz com que ele esteja presente em diferentes níveis da cadeia alimentar até chegar ao ser humano. Estudos demostram que o triclocarban é capaz de desregular a produção de hormonas sexuais e aumentar as possibilidades de aparecimento de cancro de mama e de próstata.
Formaldeído
É um composto orgânico volátil (VOC) considerado carcinogénico pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancro (IARC) e produzido a partir de outra substância muito nociva à saúde. O problema que envolve o formaldeído (formaldehyde – nome que aparece nas embalagens) relaciona-se com a sua elevada concentração na atmosfera por emissões antropogénicas e presença em cosméticos, como os vernizes e produtos para alisamento capilar. Os efeitos na saúde vão desde irritação na garganta, olhos e nariz até cancro de nasofaringe e leucemia.
Libertadores de formaldeído
São substâncias que, no seu processo de fabricação, são contaminadas com formaldeído. O bronopol, diazolidinil uréia, imidazolidinil uréia, quaternium-15 e a DMDM hidantoína libertam constantemente pequenas quantidades de formaldeído, que é muito volátil e facilmente se desprende de produtos, como os sabonetes. Além de libertarem formaldeído, essas substâncias têm função antibacteriana, assim como o triclosan, pelo que também podem promover a resistência bacteriana.
Alcatrão de carvão ou alcatrão de hulha
A substância é encontrada principalmente em tinturas permanentes para cabelo, com o nome de alcatrão de carvão. De acordo com um estudo publicado na plataforma PubMed, o alcatrão de hulha está associado ao surgimento de cancro em testes com animais. Esse composto é derivado do processamento do carvão, e nas tinturas ajuda no processo de fixação da cor. O alcatrão de hulha é considerado pela IARC como cancerígeno para os seres humanos. Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs em inglês) podem ser encontrados no alcatrão de hulha – os PAHs estão associados a problemas no coração.
Cocamida DEA
O ingrediente é encontrado em cosméticos, como os shampoos. O BHA (buthylated hydroxyanisole como se apresenta nas embalagens) e o BHT (butylated hydroxytoluene) são encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorizantes e antitranspirantes.
Chumbo
O chumbo é um metal pesado nocivo para os seres humanos e para o meio ambiente em elevadas doses. O chumbo (Pb) ou lead (em inglês) está relacionado com o aparecimento de cancro, depressão, agitação, agressão, perda de concentração, déficit de QI, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, nascimento prematuro, Alzheimer, Parkinson, redução das capacidades cognitivas, entre outros distúrbios e doenças. Outras fontes de exposição ao Pb são os cosméticos e produtos de beleza, como tintura para cabelos e batons.
Fragrâncias
Fragrâncias são substancias encontradas em perfumes, cosméticos e produtos de limpeza que dão o perfume ao produto. Porém, muitas delas não aparecem no rótulo e podem ser nocivas para a saúde. Os ftalatos encontrados juntamente com as fragrâncias causam danos ao sistema endócrino. Essas substâncias são chamadas de disruptores endócrinos. Outro estudo mostrou que alguns perfumes podem causar reações alérgicas e dores de cabeças em algumas pessoas.
Parabenos
São produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela sua ação antimicrobiana e antifúngica. Entre os produtos que podem conter parabenos, estão maquilhagens, desodorizantes, hidratantes, loções, vernizes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear. Também é possível encontrá-los em certos tipos de alimentos e remédios.
Tolueno
Como metilbenzeno (toluene ou methylbenzene, em inglês), o tolueno é uma substância volátil de odor característico, inflamável e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. O sistema respiratório é a principal via de exposição a essa substância, sendo rapidamente conduzida aos pulmões e à corrente sanguínea.
Oxibenzona
A oxibenzona ou benzofenona é um composto orgânico que pode ser encontrado em protetores solares e outros cosméticos que possuem proteção contra raios ultravioletas. A oxybenzone ou benzophenone-3, como é identificada nas embalagens, absorve raios ultravioletas do tipo A (UV-A) e do tipo B (UV-B), que compõem cerca de 95% da radiação UV. Esse tipo de radiação é responsável pelo envelhecimento precoce da pele e pelo bronzeamento rápido, já que penetra nas camadas profundas da pele.
Ácido Bórico
Conhecido também como boric acid (em inglês), o ácido bórico é um ácido fraco comumente utilizado como antisséptico, inseticida e como anti fogo. Ele possui fracas ações bacteriostática e fungistática. Em algumas pessoas, o contado com o ácido bórico pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e sistema respiratório.
Libertadores de dioxano
Muitos cosméticos, como shampoos, medicamentos e produtos de limpeza, podem conter substâncias que carregam o 1,4-dioxano. São elas: polietilenos glicóis (polyethylene glycols – PEGs), polietilenos (polyethylene), polioxietileno (polyoxyethylene) e ceteareth, sendo que os nomes em inglês são os que aparecem na descrição das embalagens.
O 1,4-dioxano ou 1,4-dioxane (em inglês) é um composto orgânico volátil (VOC) e pode estar presente em grandes quantidades na água já tratada, causando danos ao fígado e rins, cancro de fígado e da cavidade nasal caso ocorra inalação.
Lauril sulfato de sódio
Lauril sulfato de sódio é um tensoativo responsável por retirar oleosidade, produzir espuma e permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos. Pode ser encontrado em produtos de limpeza e em diversos cosméticos, como shampoos, removedores de maquilhagem, sais de banho e pastas de dentes.
Palmitato de retinol
Palmitato de retinol ou retinyl palmitate (em inglês) é um derivado do retinol. No organismo humano, o retinol é uma forma da Vitamina A. Esse micronutriente é necessário para um bom funcionamento dos olhos, é essencial para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças, também participa na defesa do organismo, ajudando a manter húmidas as mucosas, como o nariz, garganta e boca.
Ftalatos
Ftalatos são um grupo de compostos químicos utilizados como plastificantes e solventes. Estão presentes em cosméticos, vários tipos de plásticos, brinquedos de crianças, capas de chuva, adesivos, esmaltes, perfumes, sabonetes, shampoos e sprays de cabelo.
Flúor
O flúor ou fluorine (em inglês) é um elemento químico encontrado na natureza na forma de fluoreto. Está presente na água tratada, em águas naturais e em todos os alimentos que contêm fluoreto, variando as concentrações dependendo do alimento, como por exemplo os vegetais — eles contêm mais fluoreto por absorverem da água e do solo.
Aplicações que ajudam a perceber a toxicidade dos cosméticos
A COSMOS, é uma certificação de cosmética orgânica que respeita a biodiversidade, a utilização de processos limpos e respeitosos ao bem-estar e o desenvolvimento de química amiga do ambiente. A certificação cobre a matéria-prima, a manufatura eo marketing do produto. Um rótulo de um produto orgânico, implica ainda que seja cruelty–free.
INCI BEAUTY( INCI é a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) é uma aplicação que identifica os ingredientes presentes no produto e assinala o nível de toxicidade dos mesmos, avaliando-os de uma forma global.
Foto
Autor: Uzair Irfan
Crédito: Getty Images