Partilhar

Destinos europeus e estadias mais curtas: foram assim as viagens dos portugueses este ano

Segundo o estudo anual “A Year in Travel” da empresa, Paris foi novamente o destino mais escolhidos pelos portugueses, seguido de Madrid e Barcelona.

4 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

A eDreams ODIGEO apresentou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2024, e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.

Destinos de eleição em 2024

Os destinos europeus dominaram as preferências dos portugueses em 2024. Em particular, Paris voltou a ser o destino favorito dos viajantes portugueses, tal como nos últimos quatro anos; e foi também a cidade de eleição deste ano nos resultados globais do estudo.

As seguintes cidades mais populares entre os viajantes portugueses foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o Top 10. Assim sendo, o estudo da eDreams ODIGEO revela uma tendência clara para viagens dentro da Europa e para visitar destinos mais próximos.

Adicionalmente, a empresa descobriu que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos que acabam por reservar, uma vez que as cidades que mais pesquisaram em 2024 foram Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.

Em termos de crescimento do volume de viagens em comparação com o ano anterior, destacaram-se destinos como Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%); Hurghada (+38%); Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).

Os hábitos de viagens dos portugueses

O estudo da eDreams ODIGEO revelou também alguns hábitos e preferências de viagem durante este ano, em particular sobre a duração das estadias e a antecedência da marcação de reservas.

As férias de curta duração continuam a ter a preferência dos viajantes portugueses, que revelaram maior apetência por viagens com uma duração entre 3 e 4 dias (39%). De resto, esta realidade já se tem vindo a verificar nos últimos anos em que a eDreams ODIGEO lançou este estudo. Também revelaram algum interesse, ainda que mais ligeiro, em estadias de duração longa, entre 7 a 13 dias (19%), e média, de entre 5 a 6 dias (17%). Já as viagens com mais de 14 dias são uma preferência de apenas 10% dos portugueses.

No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).

O que marcou as viagens em 2024

Este ano, tornou-se evidente que os viajantes procuraram cada vez mais viagens personalizadas. Um inquérito da eDreams ODIGEO a 10.000 pessoas revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza ter múltiplas opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de optar pela oferta de um único fornecedor. Isto indica que os consumidores estão a tomar decisões mais estratégicas e orientadas para o valor, ponderando cuidadosamente fatores como a relação custo-eficácia, a flexibilidade e a conveniência.

Os géneros de turismo musical e desportivo também impulsionaram o setor. Artistas globais como Taylor Swift motivaram inúmeras deslocações, gerando um aumento significativo da procura nas cidades onde tinham concertos agendados. Eventos como o Euro 2024 e os Jogos Olímpicos contribuíram para o crescimento das viagens para a Alemanha e Paris, consolidando o desporto como um dos segmentos de maior expansão no turismo global.

Por fim, as redes sociais continuaram a influenciar fortemente as decisões de viagem: os viajantes recorrem a plataformas como o TikTok e o Instagram para planear e escolher destinos de viagem.

Um primeiro olhar sobre 2025

Por fim, e como sempre, o estudo da eDreams ODIGEO procurou também olhar para o futuro das viagens e traçar o caminho do próximo ano. Para 2025 espera-se uma pequena mudança nas preferências de destinos dos portugueses, com duas cidades internacionais fora da Europa – Rio de Janeiro e São Paulo – atualmente no Top 10 dos destinos com mais reservas. Contudo, as cidades com mais reservas até ao momento continuam a ser Funchal, Paris e Ponta Delgada.

Relativamente aos destinos com mais pesquisas para viagens em 2025, os portugueses têm estado interessados em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque, indicando um possível crescente interesse em viagens intercontinentais, especialmente para o continente americano.

Em 2025, espera-se que o turismo desportivo e cultural continue a motivar os viajantes. Alguns dos principais eventos mundiais já conhecidos, e que deverão conduzir a um aumento da procura por viagens, são: os concertos de regresso da banda Oasis e as tours internacionais de Dua Lipa, Shakira e Bruce Springsteen; o Ano Santo, que motivará peregrinações a Roma; a Expo 2025 em Osaka, no Japão; e diversos eventos desportivos, como o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio ou o Campeonato Mundial de Rugby Feminino em Inglaterra.

Em 2025 e mais além, a eDreams ODIGEO vai continuar a apoiar os viajantes, proporcionando-lhes a melhor e mais ampla oferta de opções de reservas e viagens para todos os tipos de destinos, garantindo a flexibilidade e a personalização que os consumidores necessitam para continuarem a explorar o mundo.

Mais Recentes

As mulheres fingem os orgasmos? Estudo diz que sim e revela a razão que vai surpreender os homens

há 3 horas

Sem outfit para a Passagem de Ano? Já abriu em Lisboa a loja de aluguer de roupas para festas

há 7 horas

Do plano à prática: tenha ajuda para cumprir as resoluções de Ano Novo e seja mais saudável

há 7 horas

Se tem o desejo de viver uma passagem de ano à lá italiana temos a opção certa para si

há 7 horas

IWC Schaffhausen inaugura a sua primeira boutique em Portugal e nós descobrimos onde

há 7 horas

Estação Menina Bonita entra em 2025 em ambiente de Carnaval de Veneza

há 7 horas

É daquelas pessoas que não gosta de comer passas nem na passagem de ano? Temos a solução para si

há 7 horas

Passagem de Ano no Porto: esta unidade hoteleira tem o plano ideal

há 7 horas

Celebre o réveillon com um menu exclusivo e vista única sobre Lisboa

há 7 horas

Se já só pensa em férias, saiba qual é a melhor hora para comprar bilhetes de avião mais baratos

há 7 horas

Alerta dos astros: se seu signo estiver nesta lista em breve receberá uma boa notícia

há 9 horas

10 ideias importantes que deve conhecer depois dos 50 anos

há 12 horas

Óbito : Morreu a ativista e dirigente sindical Maria do Carmo Tavares

há 13 horas

As melhores vitaminas para cuidar da sua visão e da sua saúde ocular

há 13 horas

Gostava de trabalhar na Mercadona? Retalhista procura especialista e salário pode chegar aos 4560€/mês

há 15 horas

Opinião: «Somos todos obrigados a gostar do Natal? E quem não gosta, o que deve fazer?», Paulo Dias, neuropsicólogo

há 3 dias

Pouca vontade por sexo: conheça os fatores que podem reduzir o desejo sexual

há 3 dias

EDP vai voltar a reduzir o preço do carregamento elétrico na rede pública a partir de 1 de janeiro

há 3 dias

«Evite os excessos alimentares este Natal com estas regras simples: coma metade, mexa-se o dobro, ria o triplo e durma bem», Conceição Calhau, investigadora da Nova Medical School

há 4 dias

A Forever Young deseja a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo

há 4 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.