Partilhar

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

O Hospital de São João, no Porto, vai integrar o “Ligue Antes, Salve Vidas”, projeto para retirar doentes das urgências encaminhando os menos graves para os centros de saúde e para o centro de atendimento da Prelada, foi hoje revelado.

3 Dezembro 2024
Forever Young com Lusa

A adesão ao “Ligue Antes, Salve Vidas” terá início a 10 de dezembro, dia em que estará disponível um telefone à entrada do serviço de urgência de adultos e outro na de pediatria para motivar o utente que se deslocou ao hospital sem contactar a linha SNS24 a fazê-lo.

“Não gosto da expressão ‘falsas urgências’. Não há falsas urgências. Quem está a pedir auxílio acredita que está a precisar de atendimento urgente, mas todos os doentes devem ser colocados no sítio que melhor os servir. E não é o próprio doente que muitas vezes sabe isso”, sublinhou a diretora do Serviço de Urgência do São João, Cristina Marujo.

Em entrevista à Lusa, a propósito da preparação da Unidade Local de Saúde (ULS) de São João para o inverno, a responsável salvaguardou que não está em causa negar auxílio ou fechar portas a doentes menos urgentes, mas sim “criar mais segurança no atendimento e racionalizar melhor os recursos”.

“A ordem vai ser ligar [para o] SNS24. Nós sabemos que já era, mas a partir daqui será mesmo para cumprir porque os utentes são atendidos por profissionais altamente experientes e habilitados que saberão encaminhá-los para o sítio onde melhor serão atendidos”, acrescentou.

Na prática, doentes com pulseira ‘verde’ ou ‘azul’ – o correspondente na escala de triagem de Manchester a “pouco urgente” e “não urgente” – poderão ser encaminhados para o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da Prelada, ao abrigo de uma parceria que teve início em agosto, ou para os centros de saúde da ULS São João, que, garantiu a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários, “estão preparados”.

“Neste momento, 60% dos doentes que são orientados para os cuidados de saúde primários da ULS São João já veem a sua situação resolvida por marcação de consulta. E essa orientação está a ser ainda mais promovida e os processos sempre a serem melhorados. A ideia do projeto é utilizar um recurso que foi disponibilizado, um recurso de saúde – a linha SNS24 -, e usá-lo da forma mais eficaz e com segurança para si e para o sistema”, disse a diretora dos cuidados de saúde primários da ULS, Lígia Silva.

A partir de dia 10, os cuidados de saúde primários da ULS São João têm consultas de doença aguda já contempladas nas agendas para garantir que é dada resposta, em menos de 24 horas, à referenciação pelo SNS24.

“Isso foi trabalhado junto das equipas. Estamos a garantir que o fluxo terá o mínimo de entropia possível”, apontou Lígia Silva.

Em novembro, a urgência de adultos do São João registou 474 admissões por dia. Quase 30% correspondiam a ‘verdes’ e ‘azuis’.

A ULS São João abarca freguesias de três concelhos do Grande Porto, desde a zona de Porto Oriental, à Maia e Valongo, sendo hospital de fim de linha de várias especialidades.

À Lusa, Cristina Marujo sublinhou que “ligar SNS24 vai beneficiar todos os doentes e não só os realmente urgentes”.

“Costumo dizer que hoje não sou urgente, mas amanhã posso ser e vou querer que as equipas estejam disponíveis para mim”, referiu.

Já sobre a experiência com o CAC da Prelada, dados enviado à Lusa mostram que desde agosto foram atendidos 3.044 utentes com pulseira ‘azul’ e ‘verde’ encaminhados pelo São João, o que já corresponde a mais de 50% dos utentes elegíveis.

“Na prática, foi criada uma estrutura que em conjunto connosco permite que todos os doentes têm atendimento e no melhor sítio”, acrescentou a diretora da urgência.

Nos centros de saúde, para já não está decidido avançar com qualquer plano de contingência para abrir diariamente após as 20:00.

Nos dias de Natal e passagem de ano estarão abertos os habituais Serviços de Atendimento Complementar (SAC): um em Faria Guimarães, para os utentes de Porto Oriental, outro no centro da Maia e em Ermesinde (Valongo).

PFT // JAP

Lusa/Fim

Mais Recentes

De acordo com os cientistas de Harvard este é o truque para se alcançar a felicidade abosluta

há 8 minutos

Óbito: Morreu Ilke Wyludda, campeã olímpica de lançamento do disco

há 32 minutos

Óbito. Morreu Debbie Nelson, mãe de Eminem, que inspirou muitas letras do “rapper”

há 42 minutos

A gordura visceral prevê Alzheimer até 20 anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas

há 50 minutos

Pessoas com lesão medular voltam a andar graças à estimulação com um implante cerebral numa área não associada ao movimento

há 2 horas

Aproveite a hora de almoço e prove este hambúrguer de edição limitada (e ajude a associação Acreditar)

há 3 horas

Descubra a bebida que ajuda a limpar o tártaro dos dentes (e poupe alguns euros)

há 3 horas

Já fez a sua árvore de Natal? Jamais a coloque neste local: pode causar morte prematura

há 3 horas

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla: dar voz aos doentes para romper barreiras e eliminar mitos

há 3 horas

Salgou a comida? Calma, nem tudo está perdido: basta acrescentar este ingrediente

há 3 horas

Cuidado: se costuma congelar pão fique atento para as consequências que daí advêm para a saúde

há 4 horas

TAP Portugal sobe duas posições no ranking anual que avalia as companhias aéreas

há 4 horas

O alerta chega dos especialistas: estes dois alimentos aumentam o risco de cancro

há 4 horas

Natal sem excessos: cinco dicas para aproveitar a época de forma saudável

há 4 horas

Entrevista: «A diminuição persistente da libido no homem pode causar sofrimento ao casal», Nuno Tomada, urologista

há 5 horas

Revelado mapa exclusivo dos 67 países onde é possível esquiar no mundo

há 5 horas

Insuficiência cardíaca: especialistas sugerem 54 medidas para melhorar cuidados

há 6 horas

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 22 horas

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 22 horas

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.