Partilhar

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

Artigo de opinião de Mónica Salazar, Diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

3 Dezembro 2024
Mónica Salazar, Diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

Tive uma doença. Tive um acidente.

Seguiram-se longos tratamentos, internamentos, dúvidas sobre a minha própria sobrevivência.

Quando tudo parece estar a estabilizar e a minha família e amigos me dizem “o pior já passou”, começo a confrontar-me com o esvaziar dos meus dias. Já não vou com tanta frequência a consultas médicas, tenho sessão de psicologia quinzenalmente e fisioterapia duas vezes por semana. Aliás, se não fossem estas sessões, teria dificuldade em diferenciar os dias da semana do fim de semana.

Vejo a vida das pessoas que me rodeiam no habitual rodopio. As peripécias do dia de trabalho ou na escola invadem o jantar em família. Sinto que não tenho muito a dizer. Penso no trabalho que tinha antes e assolam-me as dúvidas: Será que chegou o momento certo para regressar? Como é que vou dizer que há coisas que não consigo fazer, mas que estou com muita vontade de tentar? Será que vou desapontar os colegas de trabalho? Será que me vou desiludir a mim? Perco-me nos ‘Será que…’ e passa mais um dia, mais uma semana, mais um mês…

 

Este texto não foi produzido por inteligência artificial, mas também não é meu. É de muitas pessoas que, depois de uma doença ou acidente (doença oncológica, fibromialgia, esclerose múltipla, doença de Crohn, acidente vascular cerebral, lesão medular, entre muitas outras) se confrontam com a dificuldade de voltarem ao trabalho.

Quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho. Este regresso ao trabalho não será certamente igual para todos, pois dependerá de aspetos como os impactos físico-funcionais da doença ou do acidente e dos seus tratamentos, da profissão que a pessoa tinha, se no momento está ou não empregada. Voltar ao trabalho pode significar voltar à mesma empresa e para as mesmas tarefas, até ter uma nova profissão, numa nova empresa. Para isso, pode ser necessário desenvolver competências, aprender a fazer as atividades do quotidiano de uma nova maneira, recuperar autoconfiança ou até mesmo re/descobrir um novo propósito para a vida.

Neste caminho, as pessoas não estão sozinhas. Existem serviços de reabilitação profissional, gratuitos, que apoiam as pessoas a reconstruirem os seus projetos de vida, a recuperarem competências, a compensarem limitações, e a voltarem ao trabalho, numa parceria estreita com as entidades empregadoras.

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, centro de gestão protocolar do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP), tem serviços especializados no apoio a pessoas com incapacidades adquiridas durante a vida adulta. Depois de 32 anos em Vila Nova de Gaia, tem agora Delegações em Coimbra e Lisboa, para estar mais próximo das pessoas e dos empregadores.

Muitas pessoas ainda se sentem sozinhas neste caminho de voltar ao trabalho. Como é que podemos mudar esta realidade? Reconhecer que a reabilitação profissional faz parte do processo que se segue a uma doença ou acidente, divulgar os serviços que existem, para que as pessoas lhes possam aceder, e promover contextos de trabalho inclusivos. Contamos consigo?

Mais Recentes

Diga adeus às manchas na mesa de Natal: a solução está nesta novidade do Aldi (custa 4,99 euros)

há 15 minutos

Sabe quanto ganha Mariah Carey todos os Natais pelo hit ‘All I Want for Christmas Is You’?

há 26 minutos

Diga deus ao kiwi: este é o alimento com o triplo de fibras e rico em cálcio recomendado pelos nutricionistas

há 47 minutos

Luxuosos e sofisticados os novos perfumes da Mercadona custam 12 euros: já há filas intermináveis para conseguir esta edição limitada

há 1 hora

O vinho tinto “morreu”: viva o vinho branco

há 1 hora

Com 2025 à porta, estes são os signos que vão precisar de uma atenção extra no próximo ano

há 2 horas

De acordo com os cientistas de Harvard este é o truque para se alcançar a felicidade abosluta

há 2 horas

Óbito: Morreu Ilke Wyludda, campeã olímpica de lançamento do disco

há 2 horas

Óbito. Morreu Debbie Nelson, mãe de Eminem, que inspirou muitas letras do “rapper”

há 2 horas

A gordura visceral prevê Alzheimer até 20 anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas

há 2 horas

Pessoas com lesão medular voltam a andar graças à estimulação com um implante cerebral numa área não associada ao movimento

há 4 horas

Aproveite a hora de almoço e prove este hambúrguer de edição limitada (e ajude a associação Acreditar)

há 4 horas

Descubra a bebida que ajuda a limpar o tártaro dos dentes (e poupe alguns euros)

há 5 horas

Já fez a sua árvore de Natal? Jamais a coloque neste local: pode causar morte prematura

há 5 horas

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla: dar voz aos doentes para romper barreiras e eliminar mitos

há 5 horas

Salgou a comida? Calma, nem tudo está perdido: basta acrescentar este ingrediente

há 5 horas

Cuidado: se costuma congelar pão fique atento para as consequências que daí advêm para a saúde

há 5 horas

TAP Portugal sobe duas posições no ranking anual que avalia as companhias aéreas

há 5 horas

O alerta chega dos especialistas: estes dois alimentos aumentam o risco de cancro

há 6 horas

Natal sem excessos: cinco dicas para aproveitar a época de forma saudável

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.