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O vinho tinto “morreu”: viva o vinho branco

4 Dezembro 2024
Forever Young

A tendência mudou claramente no mercado e os consumidores têm a certeza sobre a sua prioridade.

Os tempos mudam e os gostos também. O mesmo acontece no mercado vitivinícola devido às novas preferências da população.

E, embora o vinho tinto seja, desde tempos imemoriais, o vinho mais consumido, nos últimos tempos a tendência tem sido muito diferente, e a preferência maioritária parece ter mudado a favor do vinho branco.

Embora represente uma mudança ‘simples’ para o consumidor, tem um grande significado no mercado e nos produtores de vinho, que percebem que têm de se adaptar e mudar as suas vinhas, ou em casos mais extremos , mudar o produto cultivado, como em muitos casos em que os produtores decidiram dedicar as suas terras ao cultivo de oliveiras ou frutos secos.

Tudo isso tem uma explicação que pode ser comprovada pelos dados. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, nas últimas duas semanas, o preço do vinho branco subiu para 47,57€ , enquanto o do vinho tinto se manteve nos 44,60€. Esta tendência tornou-se a norma nos últimos tempos, e se olharmos com maior perspectiva, podemos ver que o preço do branco aumentou 20% em relação à campanha anterior , enquanto o do vermelho quase não cresceu 10%.

Mas este dado é muito mais evidente se comparado com as últimas cinco campanhas, já que o preço atual é 45% superior ao preço médio dos últimos cinco anos . E, tal como isto deixa algumas pessoas claramente prejudicadas, também faz com que outro grupo seja beneficiado.

É referida a casta ‘airén’ , que tem sido a grande vencedora desta popular transição do vinho tinto para o branco. Apesar de ser considerada uma casta residual e pouco rentável, nos últimos

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