Partilhar

Iniciativa desafia portugueses a evitar consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.

17 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

Sob o mote “Em janeiro, liga-te à vida!”, a ação nacional de consciencialização surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e decorrerá no primeiro mês de 2025, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar os jovens para os danos relacionados com o álcool.

No Ano Novo é comum traçarem-se novas metas e objetivos. “Com este desafio, queremos motivar os jovens e adultos portugueses a adotarem um estilo de vida mais saudável durante todo o ano. É particularmente preocupante o consumo de álcool entre os jovens, sobretudo no contexto da vida social e noturna.” Segundo os dados do relatório do ICAD, podemos verificar que, no ano de 2023, em cada 10 jovens de 18 anos, 8 beberam álcool”, alerta Arsénio Santos, presidente da APEF.

De acordo com o relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional – 2023: Consumos de Substâncias Psicoativas”, realizado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) , há um elevado consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens com 18 anos, em Portugal, sendo a sua prevalência mais expressiva no sexo feminino (80%), do que no sexo masculino (77%).

O elevado consumo de álcool traz graves consequências para a saúde, principalmente para o fígado. “Entre as principais consequências estão a esteatose hepática, mais conhecida como fígado gordo, a hepatite alcoólica e a cirrose hepática.

Além disso, há também consequências indiretas, como as provocadas por acidentes de viação, entre outras. Estas situações, se não forem tratadas ou prevenidas, podem causar danos graves à saúde e até levar à morte.

É, assim, importante reforçar que viver sem consumir álcool é perfeitamente possível, sem que isso impeça as pessoas de se divertirem, relaxarem ou socializarem”, explica Arsénio Santos.

E acrescenta: “Os adultos devem ponderar sobre os seus comportamentos sociais e os impactos que estes têm na sua saúde, além de alertarem os jovens sobre os perigos e problemas associados ao consumo de álcool. Entre esses riscos, destacam-se situações de mal-estar emocional e comportamentos impulsivos ou arriscados, como a prática de relações sexuais desprotegidas”.

A iniciativa “Janeiro Sem Álcool” ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013. Em Portugal é a quarta vez que o desafio é promovido.

Segundo os dados do relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), de 2022, e as últimas estimativas disponíveis do WHO Global Information System on Alcohol and Health (GISAH) para Portugal, verifica-se que, em 2019, o consumo de álcool era mais elevado por parte dos homens, com 19,5 litros de álcool puro per capita por ano, do que das mulheres, que consumiam 5,6 litros.

O relatório do SICAD demonstra também que em 2022 foram registados 40.465 internamentos hospitalares, com diagnóstico principal ou secundário atribuíveis ao consumo de álcool, envolvendo 30.301 indivíduos em Portugal. Os dados referem ainda que, em 2021, morreram 2.526 pessoas por doenças atribuíveis ao álcool, 26% das quais por doença alcoólica do fígado.

Mais Recentes

Estas três coisas aceleram o envelhecimento da sua pele: fuja delas

há 9 minutos

Iniciativa desafia portugueses a evitar consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro

há 1 hora

Sem cirurgias plásticas: descubra como se manter jovem durante mais tempo

há 2 horas

Humidade em casa: dicas para resolver o problema e durma descansado

há 2 horas

Al dente ou nem por isso: este é o tempo certo de cozedura dos brócolos

há 2 horas

Tem a certeza de que a sua esponja da cozinha está limpa? Saiba como a esterilizar devidamente

há 3 horas

Com o aumento de carros na estrada neste final do ano, fique a par dos conselhos para viagens mais seguras

há 3 horas

Sabia que receber más noticias faz mal à sua saúde?

há 3 horas

Dar sangue: Federação apela à doação na época festiva face a baixas reservas

há 3 horas

Com este frio mantenha a sua casa quente e poupe energia

há 3 horas

Infeção urinária: conheças as razões mais comuns

há 4 horas

Está a engordar? Passe a jantar mais cedo

há 4 horas

Se quer ser mais saudável abandone já (sim, de imediato) estes hábitos

há 4 horas

Não quer gastar muito dinheiro para ter uma pele incrível? Siga esta dica e surpreenda-se

há 5 horas

Descubra aqui os benefícios do chá de banana (e como o fazer)

há 5 horas

Anote já na agenda: 12 espetáculos a não perder em 2025

há 6 horas

Cuidados com os animais de companhia durante o Natal: como prevenir riscos e evitar urgências veterinárias

há 6 horas

Sabe quanto gastam, em média, os portugueses nas viagens de Natal e Fim de Ano? Veja se acertou

há 6 horas

Gosta de ter plantas em casa? Conheça as que ficam melhor em cada divisão

há 7 horas

Natal financeiramente consciente: 5 dicas para poupar nesta quadra

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.