Sendo um alimento muito apreciado pelos portugueses, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023.
O queijo continua a ganhar espaço na mesa dos portugueses e, prova disso, é que cada agregado familiar adquire, em média, cerca de 400 gramas de queijo por ato de compra – um volume que tem registado crescimento consecutivo nos últimos dois anos. Este aumento reflete uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses.
As variedades preferidas dos consumidores portugueses
Entre as opções mais populares, o queijo em fatias destaca-se como a escolha número um dos consumidores portugueses, graças à sua conveniência, versatilidade e sabor, com as marcas Limiano e Terra Nostra a liderar o segmento.
O queijo prato e o queijo fresco também continuam a ser escolhas de grande relevância. O segmento de snacking, embora ainda represente uma pequena parte do mercado total de queijo, tem vindo a crescer de forma significativa, impulsionado pela crescente preocupação por uma alimentação equilibrada e a procura por soluções práticas e convenientes. Neste segmento as marcas A Vaca que ri e Babybel assumem a liderança.
A crescente preocupação com um estilo de vida saudável faz com que as opções light sejam um segmento em crescimento, o que no caso do snacking já se traduz em quase 50% do segmento.
Um alimento rico em proteínas, cálcio e vitaminas
O queijo é um alimento que concentra seletivamente os nutrientes do leite, sendo extremamente valioso do ponto de vista nutricional, tornando-se importante o seu consumo em todas as idades.
É particularmente rico em proteínas de elevado valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas. Para além disso, é uma excelente fonte de cálcio, fundamental para o desenvolvimento e manutenção das estruturas ósseas ao longo da vida, sendo por isso o seu consumo regular um importante contributo para a prevenção da osteoporose. O queijo também fornece vitaminas essenciais, como a vitamina A, importante para a visão e o sistema imunitário, e as vitaminas B2 e B12, que desempenham papéis cruciais no metabolismo energético e na formação de células sanguíneas.
A nutricionista Diana Dinis reforça os benefícios nutricionais do queijo assim como a sua versatilidade, “O queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas nossas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.”
Fontes:
Portal do INE
Nielsen – Painel de Lares, Total Portugal, MAT Q3 2024
Nielsen – Total Portugal, MAT Q3 2024