Partilhar

Brasil marca presença na BTL com um novo posicionamento da marca no mercado português

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro.

1 Março 2023
Sandra M. Pinto

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – reviu as suas estratégias e destacou o Brasil como destino turístico alinhado com os desafios e as oportunidades desta década: gestão de marcas, diversidade, sustentabilidade e ações climáticas estão entre as prioridades.

 

«A estratégia reforça a importância do mercado português para o Brasil, aposta na plena recuperação da imagem do país no exterior, em novas experiências de turismo e foca-se em atuar como uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros», refere a Embratur.

 

Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. A marca voltará aos bens e serviços de exportação do Brasil, inclusive em produtos industrializados, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil. No turismo, será usada por todo o trade turístico, tais como: destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

«A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas», refere a Embratur .

 

Sustentabilidade e ações climáticas serão um dos grandes pilares de atuação da Embratur e das instituições que atuam no desenvolvimento do setor turístico internacional no Brasil. «O objetivo é que a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática».

«Juntamente com o reposicionamento da Marca Brasil e a recuperação da imagem-país, fazem parte da estratégia do Brasil em Portugal o desenvolvimento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, com as experiências que só o Brasil pode proporcionar. Nomeadamente em matéria de natureza e gastronomia, assim como o nordeste brasileiro, que sempre esteve na preferência dos turistas portugueses pela facilidade de ligações aéreas com o Brasil».

«Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade. Vim aqui retomar parcerias estratégicas com o trade português para impulsionar o número de turistas portugueses no Brasil», afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

 

A participação da Embratur na BTL 2023 contará com​ 32 expositores. As atrações culturais também terão um papel fundamental na apresentação da estratégia do Brasil ao povo português. A diversificação da oferta de destinos e a ampliação de segmentos é um dos pontos fulcrais. Dentro deste contexto, a Embratur destaca a rica gastronomia do Mato Grosso do Sul, com a divulgação da “Rota Gastronómica Pantaneira”, que traz pratos típicos, tais como: sopa paraguaia com ervas (chipaguaçu), macarrão de comitiva, doce de leite com requeijão de corte e farofa de cebola crocante, e refresco de mandioca e cachaça.

Mais Recentes

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 34 minutos

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 47 minutos

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 1 hora

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 2 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 2 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 2 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 2 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 2 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 2 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 3 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 3 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 3 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 3 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 3 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 3 horas

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 3 horas

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 16 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 17 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 19 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.