Piauí vai estar em destaque na BTL – agora Better Tourism Lisbon Travel Market. Como é habitual, o certame decorre na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 12 e 16 de março.
Sendo «o coração do nordeste brasileiro», o Estado do Piauí marca presença na mais importante feira de Turismo portuguesa com um stand exclusivo. Deste modo, tanto a presença na BTL como a campanha mainstream prometem cativar o público, a imprensa e os agentes turísticos nacionais.
Piauí é uma opção de férias para os portugueses. Afinal, não lhe faltam atributos que o distinguem dos outros estados brasileiros.
Desde logo, a sustentabilidade e o vasto património natural, propício ao Turismo de Natureza. Além disso, este território é único, do ponto de vista humano, geológico e até arqueológico, pois ali se encontram as mais antigas pinturas rupestres da América do Sul.
Várias entidades, um objetivo comum: dar a conhecer o Piauí
Efetivamente, a campanha ‘Bora Alí, no Piauí? é uma iniciativa do SEBRAE do Piauí (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Ademais, conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, da Secretaria de Turismo do Piauí, do Investe Piauí, e também da VBRATA (Visit Brazil Travel Association).
Por conseguinte, estas entidades marcam presença na BTL, e também no evento de 11 de março, que se destina a profissionais do sector.
Concretamente, a delegação brasileira que uniu esforços para promover o Estado do Piauí inclui, da parte do SEBRAE do Piauí, o Diretor Superintendente Júlio César Lima Filho, e ainda o Diretor Técnico deste organismo, Delano Rocha.
Além disso, em representação da Secretaria de Turismo do Piauí, estará presente o Secretário de Estado do Turismo do Estado do Piauí, José Antônio Monteiro Neto.
Em complemento, a VBRATA (Visit Brazil Travel Association) faz-se representar pelo Presidente, Glauco Chris Fuzinatto, e pela vice-Presidente, Liane Galina.
Piauí: um destino turístico que vale a pena conhecer
Entre os portugueses, o Brasil é um destino de eleição, muito procurado pelas praias paradisíacas e pela emblemática floresta Amazónica. Em particular, Portugal é um dos principais países emissores de turistas para o Brasil.
No entanto, o nosso país irmão, do outro lado do Atlântico, tem muito mais para oferecer. Curiosamente, o Piauí é um Estado pouco conhecido também entre os próprios brasileiros.
Justamente, o Piauí configura um vasto território, entre o Maranhão e o Ceará. Além de ser o terceiro maior Estado nordestino, é também «o coração do nordeste brasileiro».
Entre os principais atrativos do Piauí, está o Parque Natural Serra da Capivara, com classificação de Património UNESCO desde 1991. Afinal, além das invulgares formações geológicas, este vasto território preserva 25 mil conjuntos de pinturas rupestres, mais de 200 deles visitáveis. Efetivamente, quando foram descobertas, as datações surpreenderam o mundo científico, por serem testemunho da mais remota presença do homem em toda a América do Sul.
Por outro lado, destaca-se entre as maravilhas naturais do Piauí o delta do rio Parnaíba, que chega ao mar junto à fronteira com o vizinho Maranhão. Ao longo de muitos quilómetros, a paisagem é de águas que se estendem, pontuadas por uma vasta quantidade de ilhéus.
Inevitavelmente, o Piauí também oferece aos visitantes boas praias, embora tenha a mais curta extensão litoral de todos os Estados brasileiros: 66 km. Ainda assim, com o Maranhão e o Ceará, integra a famosa Rota das Emoções, ao longo da costa, com paisagens deslumbrantes e únicas.
Campanha ‘Bora aí no Piauí? convida os portugueses a (re)descobrirem o Brasil
Com efeito, motivos não faltam para os turistas portugueses partirem à descoberta do Piauí, nas próximas férias. Embora ainda sem voos diretos de Portugal, existem opções próximas desta região, como Recife ou Fortaleza.
De acordo com dados recentes, cedidos à Lusa pelo Ministério do Turismo do Brasil, Portugal é o 11º país que mais visita o Brasil. Concretamente, mais de 200 mil turistas portugueses viajaram para o Brasil em 2024, o que representa um aumento de quase 10% face ao ano anterior.
Com a campanha ‘Bora aí no Piauí?, o «coração do nordeste» deverá passar a fazer parte do leque de destinos brasileiros que os portugueses tanto procuram.
Desde logo, no stand do Piauí na BTL, fornecedores brasileiros já disponibilizam opções de viagem para este novo destino. Em breve, também os operadores portugueses poderão reforçar a oferta, a nível nacional.