Partilhar

Alerta para pais e avós: «Insónia nas crianças tem aumentado», avisam os especialistas

A insónia nas crianças tem aumentado nos últimos anos, alertou hoje a Associação Portuguesa de Sono (APS) que aconselha os pais a procurarem aconselhamento médico antes de recorrer a suplementos de indução do sono como se fossem milagrosos.

13 Março 2025
Forever Young com Lusa

“O tratamento de primeira linha é a higiene do sono e as estratégias comportamentais. [A insónia nas crianças] não se deve tratar com fármacos. Os fármacos, quando dados, são dados como segunda linha. São coadjuvantes à terapêutica comportamental”, defende a pediatra Marta Rios, da direção da APS.

Salvaguardando que em Portugal “não há trabalhos científicos e objetivados” sobre insónia nas crianças, esta especialista em sono – que faz parte da equipa de Consulta de Patologia Pediátrica do Sono do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) da Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA), no Porto – tem assistido a um aumento do número de pedidos.

“Nos últimos dois, três, quatro anos, os pedidos seguramente duplicaram e quase que triplicaram. Somos poucos a fazer a consulta e não é uma consulta que exista em muitos sítios. Acabo por receber doentes de todo o lado, dos centros de saúde e de outros hospitais”, descreve a médica.

Recorrem a este serviço do CMIN doentes com patologias complexas autistas, sindromáticas, criança com doenças neurológicas, mas também “cada vez mais” pais de crianças com desenvolvimento considerado típico.

“Trata-se de um volume de doentes em idade pediátrica que tem insónia comportamental (…) são aquelas crianças que adormecem ao colo dos pais ou com o leite (…) e ao longo da noite vão acordando ou que têm resistência para dormir”, descreve.

Em entrevista à Lusa, na véspera do Dia Mundial do Sono que se assinala sexta-feira, Marta Rios refere que em primeiro lugar é preciso perceber que insónia é, por definição, uma dificuldade em iniciar ou manter o sono dadas as condições para isso.

Logo, “a primeira medida a fazer é dar condições às crianças para poderem dormir bem e essas condições tem a ver com as rotinas, os horários, um sítio confortável, tranquilo e seguro, medidas preventivas que devem ser asseguradas à cabeça e antes de suplementos ou medicamentos”, refere.

Questionada sobre o recurso a suplementos alimentares com melatonina, a chamada hormona do sono, a pediatra é perentória: “Não adianta dar melatonina à espera de um milagre porque o milagre não se dá”.

E acrescenta: “Os únicos estudos que existem, e demonstraram a eficácia e segurança do uso de melatonina no tratamento da insónia, são com crianças com mais de dois anos com perturbações do neurodesenvolvimento”.

Em crianças com desenvolvimento típico sem outras comorbilidades, Marta Rios só defende o recurso a este suplemento – que em Portugal se vende sem receita médica e existe já em vários formatos desde gotas a gomas – com o intuito único de ajudar a instituir estratégias comportamentais.

“E sempre, sempre, por recomendação médica”, frisa.

Lembrando que “adormecer bem não é adormecer rápido é adormecer no sítio certo à hora certa”, Marta Rios crê que “se está a cair no exagero de dar melatonina sem sentido”, alertando que “é muito importante a dose, a hora, o objetivo”.

“Deve ser usada de forma transitória (…). Os pais têm a muleta da melatonina e não fazem as estratégias que devem fazer”, lamenta.

Para celebrar o Dia Mundial do Sono, a APS e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) vão participar numa campanha mundial com o nome “Faça do sono uma prioridade”.

Entre as iniciativas programadas está o lançamento do livro “Uma Viagem Ilustrada ao Mundo do Sono – desenhos e quadras de jovens artistas sobre a importância do sono”, uma obra coletiva criada por 89 crianças e adolescentes, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário.

Será também apresentado um hino dedicado à importância de priorizar o sono, interpretado pelo músico João Leiria.

 

PFT // ZO

Lusa/Fim

Mais Recentes

Zodíaco chinês revela: estes 3 signos estão destinados à viver em abundância

há 14 horas

Este aperitivo mediterrâneo, muito popular em Portugal, previne o cancro

há 15 horas

Este peixe enlatado tem o dobro de cálcio do leite, «coma-o», dizem os especialistas

há 15 horas

«Esta bebida “saudável” engorda tanto quanto a Coca-Cola», alerta especialista

há 15 horas

Se quer ter um coração saudável durma nesta posição

há 15 horas

Óbito: Morreu Jiggly Caliente, do programa ‘Rupaul’s Drag Race’

há 15 horas

Areia rosa e água azul-turquesa: esta é a praia mais bonita do mundo em 2025

há 16 horas

Óbito: Morreu o antigo futebolista Jair da Costa

há 16 horas

Cancro da próstata: teste de saliva pode ser melhor para detetar a doença do que análise ao sangue

há 16 horas

Vinho, espumante, licor: quanto tempo dura o álcool depois de aberto?

há 1 dia

Aprenda como fazer durar mais o manjericão fresco em vaso que comprou no supermercado

há 1 dia

Curiosidade: isto é o que acontece quando se polvilha sal em cima de um abacaxi

há 1 dia

Congelar massa cozida é possível: este «ingrediente secreto» evita que ela pegue

há 1 dia

Devemos abrir a máquina de lavar louça imediatamente após a lavagem?

há 1 dia

Fazer detergente a partir de castanhas: fácil, barato e amigo do ambiente

há 2 dias

Mais de 50 anos: estes alimentos vão ajudar a saúde do seu cérebro

há 2 dias

Depois dos 50 anos: adote os hábitos das mulheres bem-sucedidas e seja como elas

há 2 dias

De Beyoncé a Megan Fox: 10 (estranhos) segredos de beleza

há 2 dias

Jamais deixe ficar estes objetos no interior do seu carro

há 2 dias

Sem esforço: fique em forma com estes exercícios

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.