Partilhar

Procrastinação: «Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça», Paulo Moreira, psicólogo

80% a 95% dos estudantes procrastinam em algum momento. Já 75% dos estudantes definem-se como procrastinadores, ou seja, fazem desse comportamento um hábito. Por outro lado, 95% da população em geral procrastina, enquanto 15% a 20% dos adultos procrastinam cronicamente.

24 Março 2025
Sandra M. Pinto

«Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça», refere em entrevista à Forever Young Paulo Moreira, psicólogo e especialista em inteligência emocional. «Seja porque não nos apetece mesmo nada ir às compras, ajudar os miúdos com os trabalhos de casa ou fazer aquele relatório aborrecido para o trabalho, adiar ou protelar uma tarefa é tão natural quanto respirar», acrescenta.

De acordo com o nosso entrevistado, «o problema surge quando não conseguimos evitá-lo: quando a procrastinação é uma constante, as consequências vão muito além do nosso desempenho. Ela corrói tudo à nossa volta – até a nossa saúde mental».

Com o livro “Vencer a Procrastinação”, Paulo Moreira, desafia o leitor a vencer o jogo da procrastinação com recurso a 36 estratégias práticas que pode introduzir ainda hoje na sua vida.

«Encare este desafio como uma diversão em que, no fim, vai alcançar o maior prémio de todos: tempo», sublinha o autor.

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Dia Nacional do Doente com AVC: «É possível evitar adotando medidas preventivas», Luís Negrão, médico

há 10 minutos

Óbito: Cantor sul-coreano Wheesung encontrado sem vida

há 20 minutos

Descubra as respostas para as perguntas mais embaraçosas que tem vergonha de fazer ao médico

há 36 minutos

Cénica Porto Hotel propõe uma celebração onde a mesa se torna o ponto de encontro

há 15 horas

O Bem Disposto regressa a Lisboa passados 20 anos

há 16 horas

Mesmo a tempo da Páscoa há uma nova loja de chocolates à sua espera

há 17 horas

Casa inteligente de forma acessível? A resposta está na segunda mão

há 18 horas

Sabia que este alimento é rico em cálcio?

há 19 horas

Chegou a primavera: 7 rooftops para celebrar a nova estação

há 19 horas

25 livros clássicos que todos devemos ler uma vez na vida

há 20 horas

De convento quinhentista a destino de charme: esta pousada comemora 60 anos

há 20 horas

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 22 horas

Sexo todos os dias. Faz bem ou mal à saúde?

há 23 horas

Este gelado é sustentável: resgatou 6500 bananas do desperdício

há 23 horas

Tenha muito cuidado se encontrar isto nas cenouras, alertam os especialistas

há 23 horas

Mais de metade da população adulta tem excesso de peso ou obesidade, mas «Não Basta Fechar a Boca!»

há 2 dias

Audi A5 e-hybrid quattro: dinâmica, eficiência e autonomia elétrica alargada

há 2 dias

Poker: reúna os amigos, aproveite o fim de semana e ponha em pratica estas dicas para iniciantes

há 2 dias

Sozinho ou acompanhado: aproveite o fim de semana e veja um destes filmes de ação

há 2 dias

Quem foi MEC, dos 20 aos 24 anos? Tudo quanto sentiu e pensou está aqui

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.