<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Todo o cuidado é pouco: avisos devido à depressão Martinho vão intensificar-se

19 Março 2025
Forever Young com Lusa

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão desde as 06:00 de hoje sob aviso amarelo devido à chuva forte, passando depois a laranja e estendendo-se a Faro e Beja devido à passagem da depressão Martinho, segundo dados do IPMA.

 

Além da chuva, a depressão vai trazer vento e ondulação forte até o dia de amanhã, sobretudo às regiões centro e sul de Portugal continental.

Assim, os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje, passando depois a laranja até às 06:00 de quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, que pode ocasionalmente ser acompanhada de trovoada.

Também por causa da chuva forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos de Faro e Beja entre as 15:00 e as 21:00, passando depois a laranja até às 06:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo devido à chuva os distritos de Évora, Santarém e Portalegre a partir das 18:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira e Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra entre as 00:00 e as 06:00 de quinta-feira.

Foram igualmente emitidos avisos laranja devido à previsão de vento forte com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), sendo de 110 km/h nas terras altas, para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 00:00 e as 06:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou aviso amarelo de vento forte para todos os distritos do continente a partir da tarde de hoje e até às 15:00 de quinta-feira.

Sob aviso amarelo por causa da agitação marítima estão ainda os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja entre as 15:00 de hoje e as 22:00 de quinta-feira.

Por sua vez, também o arquipélago da Madeira foi colocado sob aviso laranja, devido à previsão de vento forte (a partir das 12:00 de hoje) e agitação marítima, apenas no caso do Porto Santo (a partir das 21:00).

O arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso laranja devido à chuva até às 12:00 de hoje e de vento com rajadas até 95 km/h entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, passando ambos depois a amarelo.

Segundo o IPMA, até sexta-feira o acumulado total de precipitação deverá ser entre 70 e 100 milímetros nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro.

A neve pode cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para os 1.200/1.400 metros na sexta-feira.

A depressão Martinho vai trazer também um aumento da intensidade do vento, que vai soprar de sul/sueste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 90 km/h, em especial no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas.

Está prevista também agitação marítima, esperando-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e 3 a 4 metros a norte do referido cabo.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o agravamento da situação meteorológica no território do continente nos próximos dias, com precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

De acordo com o adjunto operacional nacional da ANEPC, Alexandre Penha, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para “as próximas 48 horas” dão nota de “um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação” e “do vento”, ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira.

A ANEPC informou também, com base em informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que, nas próximas 48 horas, na bacia do Tejo, “nas bacias urbanas poderá ocorrer uma subida de caudais, possibilidade de inundações” e, nas bacias urbanas e ribeiras do Oeste, com base nos valores de precipitação horária obtidos das previsões meteorológicas, “nas bacias urbanas (Cascais, Oeiras, Lisboa, Loures, Odivelas, Setúbal) poderão ser atingidos caudais com um período de retorno entre os cinco e 10 anos”.

DD (FAC/LFS) // SB

Lusa/Fim

Mais Recentes

A nova carta do Varanda de Lisboa celebra a tradição com inovação à mesa

há 2 minutos

Papa Leão XIV: conheça a relação com Walt Disney, Harrison Ford e Michelle Obama

há 22 minutos

Sem desperdícios: saiba como congelar abacate

há 42 minutos

As 10 cores de verniz que serão tendência até ao fim do ano

há 1 hora

Com estas dicas saiba como congelar a couve corretamente

há 1 hora

Chá de casca de abacaxi: conheça os diversos benefícios para a saúde

há 2 horas

Saudável e muito saboroso: aprenda a fazer bolo de cenoura com aveia

há 2 horas

Estas 4 características tornam os homens irresistíveis para as mulheres

há 2 horas

Cuide da sua saúde: 7 sinais de que está a ficar doente

há 3 horas

3 signos do zodíaco entram num período de prosperidade hoje

há 3 horas

Dia Mundial da Hipertensão: rastreios gratuitos alertam para os perigos da “doença silenciosa”

há 3 horas

Museu do Carro Eléctrico oferece entrada gratuita: saiba quando

há 4 horas

Empresas promovem campanha solidária de doação de sangue

há 4 horas

Questionário visa conhecer o impacto da depressão em Portugal

há 17 horas

Famílias de acolhimento: direitos que é preciso acautelar

há 18 horas

Assadura na virilha: como tratar e prevenir

há 19 horas

Ácido málico: descubra os seus benefícios e melhore a sua condição física

há 19 horas

Sumo de chuchu: 7 benefícios para a saúde

há 19 horas

Clinomania: transtorno raro que surge quando não se consegue sair da cama

há 20 horas

Chá de açafrão: propriedades benéficas e como fazer

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.