Quer melhorar o seu sinal Wi-Fi? Conheça as dicas dos especialistas

Alguns pequenos “truques” podem fazer toda a diferença para garantir a melhor performance e rapidez de internet.

É provável que tenha sentido recentemente a internet da sua casa um pouco mais lenta. As páginas demoram mais abrir, os vídeos “carregam” mais lentamente e parecem ter menor qualidade, etc. Isto acontece, em parte, devido ao excesso de utilizadores que se encontram nestas últimas semanas em casa, a consumir dados.

O coronavírus obrigou grande parte da população a manter-se em casa e, por conseguinte, o consumo de internet tem crescido bastante, levando ao limite as capacidades do sistema. Apesar de pouco podermos fazer para mudar a situação da pandemia, a verdade é que existem certas coisas que podemos tentar modificar com vista a melhorar o sinal “lá de casa”.

[Leia também: Estas são as invenções que mudaram as nossas vidas na última década]

Conheça aqui as 4 principais dicas que a Autoridade de Comunicações Americana (FCC) recomenda a todos os consumidores, de forma a procurar melhorar o sinal de todas as redes caseiras.

 

  1. Confirme o seu plano de internet e teste a velocidade

Independente de quem seja o seu prestador de internet, é importante que esteja a atento às velocidades que lhe foram prometidas, na altura de adesão. Habitualmente os planos mais comuns “garantem” uma velocidade mínima que roda os 100 Mbps (megabits por segundo).

Se a internet lhe parecer mais lenta que o esperado, é importante que verifique se estes valores estão ou não a ser atingidos. Para tal é recomendado que faça o download de uma qualquer app que teste a velocidade da sua ligação ou que aceda aos sites de teste criados para este efeito. Caso confirme que a velocidade é inferior ao prometido então está na hora de ligar ao seu fornecedor.

Siga as instruções dadas pelo operador e tente, por exemplo, fazer um reset ao seu router. Caso nada disto funcione, poderá ser necessário substituir um qualquer equipamento. Seja um router mais moderno e potente ou um equipamento de extensão de rede, é fundamental garantir que tem a estrutura certa para atingir as melhores velocidades.

  1. Melhore a conetividade da sua casa

O serviço de internet da maioria das casas é assegurado por uma só rede Wi-Fi gerada por um router. Se muitos dispositivos estiverem conectados a esta mesma rede, então isso cria uma maior tensão, que atrasa a velocidade da mesma.

Os routers mais modernos dispõem normalmente de dois sinais de diferentes de Wi-Fi: um de 2.4 gigahertz (GHz) e outro de 5 GHz (que é mais rápido). Para obter as maiores velocidades deverá sempre conectar-se ao de 5 GHz, no entanto este tipo de sinal, apesar de ser mais rápido, tem um alcance menor. Pelo que se tiver que se conectar a uma distância grande, o melhor será porventura conectar-se ao sinal de 2.4 GHz.

Regra geral o melhor é sempre colocar o seu router na posição mais central da sua casa e, caso necessário, utilizar alguns dispositivos de extensão de rede para garantir que consegue aceder a boas velocidades em qualquer lugar da sua casa.

  1. Defina um horário

Tal como visto anteriormente, quanto mais dispositivos estiverem ligados à mesma rede, pior será a velocidade. Nenhum router, por mais moderno que possa ser, irá garantir altas velocidades se todos os membros da sua casa estiverem simultaneamente a fazer um uso intensivo da net. Fazendo streaming de filmes, a jogar jogos online, a fazer videoconferência, etc.

É importante que sobretudo durante estes dias de quarentena defina algumas regras, procurando priorizar os usos e consumos de dados. Garanta que certas horas do dia estão mais “protegidas” para que possa trabalhar com a máxima produtividade.

  1. Explore as suas diferentes opções

Se tiver acesso a um bom serviço de dados móveis através do seu telemóvel, uma boa opção para conseguir “aliviar” a sua rede de Wi-Fi é desconectar o acesso ao Wi-Fi nos seus dispositivos móveis, e passar a usar apenas a sua rede móvel. Desde que tenha um plano generoso de 5 Gb ou mais, esta poderá ser uma solução que lhe irá oferecer melhores resultados e velocidades. Poderá até utilizar o seu telemóvel para gerar um hotspot de rede Wi-Fi que permita conectar outro tipo de aparelhos, como o seu computador.

 

[Leia também: Confia nas reviews de produtos online? Descubra tudo aquilo a que deve estar atento]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...