Portugal está a dar um passo muito importante e inovador na modernização do tratamento da diabetes tipo 1.
Recentemente, o Infarmed anunciou a possibilidade de os doentes adquirirem bombas de insulina nas suas farmácias locais, indo posteriormente ao hospital inserir estas bombas. Esta é uma mudança inovadora, única em Portugal, que representa um avanço considerável no tratamento da diabetes tipo 1 e permite que mais pessoas beneficiem de um controlo glicémico mais preciso e uma melhor qualidade de vida.
A prescrição destes dispositivos só poderá ser realizada por especialistas em medicina interna, endocrinologia e pediatria, desde que devidamente autorizados e identificados pelos centros de tratamento, garantindo, assim, a proximidade entre doentes e os seus especialistas de referência.
Estes dispositivos médicos abrangidos por este regime excecional são comparticipados a 100% pelo Estado no seu preço, quando destinados a beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e passam agora a ser dispensados em farmácia de oficina, refere em entrevista á Forever Young, Filipa Espada, pediatra, na ULS de Matosinhos.
Veja a entrevista aqui: