A marca tornou-se num dos símbolos dos Estados Unidos e incentivou os fãs a utilizarem vários produtos, criando toda uma atmosfera á volta da atividade de andar de moto. No entanto, apesar de toda a sua fama, poucas são as pessoas que realmente conhecem a trajetória da Harley-Davidson.
A história da marca começou há muito tempo — mais precisamente, em 1903, num barracão montado no fundo da casa de dois irmãos, Walter e Arthur Davidson, em Wisconsin, nos Estados Unidos.
Os jovens tinham cerca de 20 anos quando se juntaram a William S. Harley, de 21 anos, com um objetivo: construir, de forma artesanal, uma moto pequena, mas que fosse capaz de participar de diferentes competições em todo o país.
Daí surgiu a Harley-Davidson Motor Company, que teve como primeira produção três motos, lançadas de uma só vez.
A primeira foi vendida a Henry Meyer, um amigo do trio. A segunda foi comercializada em Chicago, numa concessionária chamada C.H. Lang.
Já a terceira ganhou uma competição em 1905, que ajudou a empresa a crescer e ganhar, aos poucos, nome em território norte-americano.
Em 1909, a Harley-Davidson deu mais um passo importante. Com apenas seis anos desde a sua fundação, criou o primeiro motor V-Twin, montado especialmente em motos e que, até hoje, é um dos grandes ícones da marca.
Depois, entre 1917 e 1918, a empresa vendeu 17 mil motos ao exército norte-americano — que, por sua vez, utilizou o veículo durante a Primeira Guerra Mundial.
Em 1920, já havia mais de 2 mil distribuidores presentes em 67 países, o que tornava a Harley-Davidson na maior fabricante de motos do mundo.
Outros marcos interessantes da trajetória da Harley-Davidson
- 1936: a marca lançou o modelo EL (Knucklehead), composto por válvulas em suas laterais;
- 1952: produção do modelo Hydra-Glide;
- 1956: a empresa teve Elvis Presley a posar para a revista Enthusiast ao lado de uma Harley-Davidson;
- 1957: lançamento do Sportster, um dos modelos clássicos da marca;
- 1969: fusão da Harley-Davidson com a American Machine and Foundry;
- 1971: criação do modelo FX 1200 Super Glide, uma versão híbrida entre a Electra-Glide e a Sportster;
- 1991: surgiu a FXDB Sturgis;
- 1993: a empresa atingiu o marco de quase 100 mil motos produzidas;
- 1999: chegada do propulsor Twin Cam 88 no mercado;
- 2001: lançamento do modelo V-Rod, uma versão revolucionária com estilo futurístico e motor refrigerado a água.