<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia Mundial da Adesão: 41,2% dos portugueses falham na medicação para doenças crónicas

27 Março 2025
Sandra M. Pinto

Inquérito aos portugueses revela que esquecimento é um dos grandes motivos para a falta de adesão.

Quando se trata de doenças crónicas assintomáticas, como a hipertensão arterial, frequentemente referida como o “assassino silencioso”, a não adesão à terapêutica continua a ser um grande desafio também em Portugal. É isso mesmo que mostram os dados do inquérito ‘Adesão à Terapêutica, barreiras, consequências e soluções – a Visão dos Portugueses’, que confirma que embora 58,8% dos doentes crónicos cumpram as recomendações médicas, cerca de um quarto (24,8%) admite esquecer-se frequentemente da medicação, enquanto 16,4% acabaram por não a tomar. Uma realidade preocupante, que coloca muitos doentes em risco de desenvolver complicações.

E preocupante é também, mostram os números recolhidos pela Spirituc, num inquérito apoiado pela Servier Portugal, o facto de os doentes negligenciarem, em média, mais de duas tomas por semana da medicação prescrita. O principal culpado? O esquecimento, responsável por 81,7% dos casos de uma baixa adesão à terapêutica.

Isto apesar de a esmagadora maioria dos inquiridos (93,3%) reconhecer que a não adesão à terapêutica pode ter um impacto elevado no controlo da doença. Entre estes inquiridos, uma percentagem muito significativa admite que este impacto tem que ver com o descontrolo da doença (89,1%), podendo ainda originar outras complicações, como o AVC ou ataques cardíacos (50,6%) e um aumento dos internamentos e idas às urgências (50,2%). Já para os mais céticos, que consideram que a não adesão tem pouco impacto, 60% consideram que se a falha for ocasional (uma ou duas vezes por semana) não tem impacto.

Quando questionados sobre os obstáculos à adesão à terapêutica, os portugueses apontam a falta de consciencialização dos doentes para a sua doença como um fator importante (36,2%). Particularmente alarmante é que 20,9% dos inquiridos admitem que a ausência de sintomas visíveis os leva a negligenciar o tratamento, enquanto outros 21,2% só levam a sério a medicação para doenças que consideram “graves”.

Ainda de acordo com o inquérito, entre os inquiridos que fazem atualmente medicação para a hipertensão e dislipidemia, mais de metade (52%) considera que o não cumprimento da medicação só leva ao agravamento da doença se as falhas forem muito frequentes ou por muito tempo. Já entre os inquiridos que dizem não fazer tratamento, dois terços não apresentam qualquer receio que a sua doença se possa agravar por esse motivo.

Estes são dados que justificam a criação do Dia Mundial da Adesão, uma iniciativa global que junta várias sociedades científicas e parceiros internacionais, como a World Heart Federation e que visa sensibilizar a população, profissionais de saúde e instituições para a urgência de melhorar a adesão à terapêutica na gestão da hipertensão e de outras doenças crónicas que, de acordo com vários estudos, pode reduzir o risco de mortalidade a longo prazo em até 21%.

Em Portugal, para assinalar este dia, além do inquérito aos portugueses, é ainda lançada a campanha ‘Não Perca Tempo’ (‘Don’t Miss a Moment’), reforçando a ideia de que pequenas ações hoje podem garantir grandes momentos no futuro, ou seja, ao seguir corretamente o tratamento, os doentes estarão a proteger os momentos mais importantes das suas vidas, o tempo com a família, celebrações e conquistas pessoais.

Para sublinhar essa importância, vários monumentos vão ser iluminados de vermelho em todo o País, como o Cristo Rei, em Lisboa, a Assembleia Legislativa dos Açores e o Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto.

Em Portugal, o Dia Mundial da Adesão e as atividades ligadas à celebração desta efeméride, que se assinala pela primeira vez, conta com o apoio da Associação Nacional das Farmácias, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Portugal AVC, Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Servier Portugal.

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 5 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 7 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 7 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 7 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 8 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 9 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 9 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 11 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 12 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 12 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 12 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 13 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 14 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 14 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 15 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 15 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 15 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.