<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

1 Abril 2025
Forever Young com Lusa

A data oficial de início da entrega do IRS começa hoje, terminando em 30 de junho, sendo este o momento para os contribuintes procederem à contabilização final do imposto relativo aos rendimentos de 2024.

 

Para o apuramento do imposto são relevantes as retenções na fonte efetuadas ao longo do ano passado, as despesas de várias tipologias que são consideradas para efeitos de dedução à coleta e também o perfil pessoal e familiar dos contribuintes.

Esta declaração anual do imposto irá refletir as variadas alterações de que o IRS foi alvo em 2024, primeiro por via do Orçamento do Estado desse ano (OE2024), depois por via de um conjunto de mudanças aprovadas no parlamento durante o verão do ano passado.

Em causa estão reduções das taxas que incidem sobre os escalões e que, num primeiro momento (através do OE2024), contemplaram os primeiros cinco escalões, a que se somou uma redução adicional (entre 0,25 e 1,5 pontos percentuais) nos primeiros seis escalões.

Em 2024, os limites dos escalões foram ainda atualizados em 3%, tendo-se ainda verificado mudanças que atualizaram o mínimo de existência (valor isento de imposto) e da dedução específica (após vários anos ‘congelada’ nos 4.104 euros).

A maioria destas mudanças no IRS já foi refletida nas tabelas de retenção na fonte, com o valor descontado mensalmente por cada contribuinte a ser mais baixo do que em anos anteriores.

A diminuição do imposto retido mensalmente ao longo de 2024 (que na prática mais não é do que um adiantamento que os trabalhadores e pensionistas fazem para evitar terem de pagar a totalidade do IRS devido no momento da entrega da declaração anual) terá agora impacto no valor do reembolso ou do imposto que ainda haja a pagar.

Para alguns dos contribuintes que tentaram já esta segunda-feira aceder ao Portal das Finanças e simular o seu IRS, os valores apresentados indicam que este ano devem esperar um reembolso menor, segundo disse à Lusa a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco.

Nas contas do apuramento final do imposto entram também as várias tipologias de despesas que os contribuintes tiveram em 2024 nas áreas da saúde, educação renda ou empréstimo da casa, despesas gerais familiares, lares ou com pensões de alimentos, entre outras.

A este leque junta-se este ano uma nova (que pode ir até um máximo de 200 euros), resultante de uma parte do salário com trabalhadores de serviço doméstico.

Tal como em anos anteriores há a expectativa de que este ano o prazo médio do reembolso possa recuar face aos quase 13 dias com que foi processado no do ano passado para quem tem IRS automático (a média geral foi de cerca de 24 dias), de acordo com o que referiu à Lusa a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte.

No processo de entrega da declaração, a governante alertou também para a importância de confirmar ou indicar o IBAN para o reembolso, pois a falha deste passo pode atrasar a devolução do imposto.

Os três meses para a entrega da declaração do IRS dirigem-se a todas as categorias de rendimento, ou seja, trabalho dependente (categoria A), trabalho independente (categoria B), pensões (categoria H), rendimentos prediais ou de capitais.

Quem está abrangido pelo IRS automático, além de beneficiar de uma declaração totalmente preenchida (que cada pessoa deve verificar e ver se está certa antes de a aceitar e submeter), pode também saber com exatidão o resultado final, ou seja, se vai ter imposto a pagar ou reembolso a receber e, sendo caso, qual o valor para a entrega em conjunto ou em separado.

Os trabalhadores que se encaixem nos requisitos do IRS Jovem em vigor em 2024 devem aderir expressamente a este regime na declaração – o que significa recusar o IRS automático, caso estejam abrangidos.

No ano passado foram entregues mais de seis milhões de declarações, sendo que quase 500 mil foram submetidas no primeiro dia.

LT // CSJ

Lusa/Fim

Mais Recentes

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 24 minutos

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 1 hora

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 horas

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 horas

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 horas

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 horas

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 18 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 20 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 21 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 21 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 21 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 22 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 22 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 24 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 1 dia

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 1 dia

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 1 dia

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 1 dia

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 1 dia

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.